Ads Top

Veja como o menino resgatado na Síria está agora

A imagem de Omar Daqneesh emocionou o mundo em 2016 (Foto: Reprodução/Ruptly)

 

A imagem de um menino sujo de poeira e sangue após um ataque em Aleppo, na Síria, emocionou o mundo em 2016 e se tornou um símbolo da brutalidade promovida pelo regime de Bashar al-Assad no país e a guerra civil que se estende desde 2011. 

Um ano após ser resgatado, o pequeno Omran Daqneesh apareceu em entrevistas a canais libaneses e sírios que apoiam o regime de Assad. Aos cinco anos, o menino parece saudável e vive com a família na Síria.

Em agosto de 2016, o prédio no qual os Daqneesh moravam em Aleppo desmoronou após um ataque aéreo. A família foi resgatada momento antes do incidente — um dos irmãos mais velhos de Omran não sobreviveu. 

Segundo o jornal britânico The Telegraph, o pai de Omran afirmou que a mídia internacional tentou usar seu filho para atacar o regime de Assad. Ele relata ter recusado vários pedidos de entrevista e até mesmo ter raspado a cabeça do menino como disfarce para que ele não fosse reconhecido. Como ressalta o Telegraph, é possível que a família tenha sido forçada pelo regime sírio a conceder as entrevistas e afirmar tal posicionamento. 

Em um dos registros da agência Ruptly, um repórter mostra à Omran o vídeo de seu resgate. O menino sorri e olha para o pai. 

Após ver o vídeo de seu resgate, Omran sorri e olha para o pai (Foto: Reprodução/Ruptly)

 

Leia também:
+ Série online mostra como entender os conflitos da guerra na Síria
+ Civis compartilham mensagens finais após serem cercados na Síria

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.