Ads Top

4 fatos que você precisa saber sobre 'Alice no País das Maravilhas'

Alice no País das Maravilhas: obra era publicada há 152 anos (Foto: Divulgação )

 

O livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, tem milhares de fãs em todo o mundo. Publicada em 1865, a obra, que foi adaptada para os cinemas em 1951 e 2010, conquista por sua excentricidade e seus mistérios. 

O que pouca gente sabe é que, além de ser uma obra curiosa por si só, os bastidores do livro também são bem interessantes. Saiba quais são eles:

Lewis Carroll é considerado pedófilo por algumas pessoas
Em alguns de seus escritos, o autor de Alice dizia não se interessar por mulheres maduras e gostar des crianças, mas só meninas. Isso fez com que uma teoria fosse criada ao redor do autor, ele teria sido um pedófilo? Não há prova concreta sobre o assunto até hoje, mas sabe-se que Carroll também gostava de desenhar e fotografar garotas seminuas.

 (Foto: Reprodução)

 

Foto feita por Carroll (Foto: Reprodução)

 

Alice realmente existiu, mas não como você imagina
A garota que inspirou Lewis Carroll a criar Alice realmente existiu. Ela era filha de um colega seu e se chamava Alice Liddell, mas, diferente da personagem, a menina não tinha cabelos loiros, mas curtos e castanhos. Reza a lenda que em uma viagem de navio o autor resolveu contar uma história para a garota e suas duas irmãs, chamando a protagonista pelo primeiro nome da menina: Alice. Ao fim da narrativa as três gostaram tanto do que Carroll havia contado que o incentivaram a escrever um livro, que acabou sendo Alice no País das Maravilhas.

Alice Liddell (Foto: Wiki Commons)

 

Há problemas matemáticos escondidos no livro
Carroll colocou uma série de probleminhas matemáticos em sua obra, mas eles passa batido para a maioria dos leitores, já que só fazem sentido em inglês e contêm muitas piadas e trocadilhos da época. Um exemplo é quando Alice encontra com o Grifo no nono capítulo do livro. Ela pergunta por quantas horas ele estuda por dia, ao que ele responde: "Dez horas no primeiro dia, nove no seguinte, e assim por diante", então ela conclui corretamente: "Nesse caso, no décimo-primeiro dia era feriado?".

A história foi adaptada para o cinema dezenas vezes
O primeiro filme que conta a história de Alice data de 1903 e tem aproximadamente 12 minutos — padrão para a época. Depois disso, Alice no País das Maravilhas foi adaptado inúmeras vezes, sendo suas versões mais famosas a de 1951 e a de 2010, ambas produzidas pela Disney.

Leia mais:
+ 17 produtos que todo fã de "Alice no País das Maravilhas" vai querer ter
+ Alice no País das Maravilhas ainda é um mistério

*Com supervisão de Isabela Moreira

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.