Ads Top

9 criaturas mais estranhas encontradas na praia

Baleia em decomposição na Indonésia (Foto: Reprodução/ Screenshot)

 

O mar abriga uma diversidade enorme de seres ainda desconhecidos pelos humanos. De vez em quando eles resolvem aparecer no litoral para nos deixar mais curiosos — e à vezes até assustados. Por isso, GALILEU reuniu algumas das coisas mais bizarras que já aparecem em praias ao redor do mundo. Confira: 

Esponjas amarelas 
Bolas amarelas com superfície esponjosa ocuparam 30 km da costa norte da França. Cientistas não identificaram as substâncias de imediato e eles levaram algumas amostras para estudo em um laboratório. A Sea-Mer Association, instituição local de proteção marinha, afirmou que as bolotas poderiam ter vindo de algum material oleoso ou de um produto de poliuretano comum em construções. Além disso, os estranhjos objetos tinham cheiro de parafina e poderiam ser uma espécie de gordura líquida. 

Bolas amarelas encontradas na França (Foto: Sea-Mer Association)

Picles marinho
Em junho de 2017, foram econtrados seres gelatinosos e translúcidos que lembram picles, na costa do pacífico nos Estados Unidos. Chamados de Pyrosoma, os animais têm tamanhos variados que podem ir de alguns centímetros até cerca de oito metros. Ele são comuns em águas tropicais e pesquisadores não conseguiram explicar porque eles se multiplicaram e se espalharam tanto. 

Picles marinho (Foto: Hilarie Sorensen/ University of Oregon)

 


Monstro marinho?
Apesar de ter uma aparência esquisita, a imagem não retrata um mostro do mar. Encontrado boiando na Ilha Ceram, na Indonésia, o corpo é na verdade de uma baleia em estado avançado de decomposição. O aspecto curioso é resultado da ação de várias bactérias que produziram gases que inflaram o animal. 

Baleia em decomposição na Indonésia (Foto: Reprodução/ Screenshot)

 


Leia também:
+ 6 acontecimentos bizarros da natureza explicados pela ciência 
+ Esses vagalumes do mar são a coisa mais bonita que você verá hoje

Bolas de gelo gigantes
Em 2013, bolas de gelo tão grandes quanto as de basquete apareceram na costa do Lago Michigan,. Pesquisadores estimaram que elas pesavam até 22 kg. Eles também disseram que essas esferas começam como pequenos cristais e vão ganhando forma com as ondas perto de zonas costeiras. São um fenômeno comum no período de inverno, mas não desses tamanhos. 

Bolas de gelo gigantes (Foto: Leda Olmstead)

 


 

Apertem os cintos, o fígado sumiu!
Praias da África do Sul se tornaram cenas de crimes após quatro tubarões brancos aparecerem mortos, mas com um detalhe intrigante: eles estavam praticamente intactos, a não ser pelo fígado... O órgão havia sumido! Cientistas apontaram as orcas como as principais suspeitas, visto que elas consideram tubarões brancos e órgãos internos como presas. 

Tubarão branco sem o fígado (Foto: Marine Dynamics/ Dyer Island Conservation Trust)

Peixe-remo enorme 
Na ilha Catalina, nos Estados Unidos, foi descoberto um peixe de quatro metros de comprimento. Chamado cientificamente de Regalecidae, o animal costuma habitar as profundezas do oceano e por isso pesquisadores quase não têm informações sobre ele. Com a aparição da criatura, cientistas ficaram entusiasmados com a possibilidade de estudá-lo. 

Peixe-remo enorme (Foto: Tyler Dvorak/ Catalina Island Conservancy)

 

Criatura velejante 
Animais pegajosos que lembram águas-vivas apareceram na costa oeste dos Etados Unidos. Os seres têm uma estrutura que parecem a forma de velas marítimas. Por isso, elas são chamadas cientificamente de Velella velella. Elas são pequenas, medindo até 7 centímetros de comprimento. Pesquisadores disseram que esses animais habitam águas mais mornas e tempestades às levaram para o litoral. 

Velella velella (Foto: Velela/ Wikimedia Commons)

 

Leia também:
+ Nova espécie de polvo é descoberta no fundo do oceano
+ Garota confunde cavalo-marinho com Cheetos e salva a vida do animal

"Lixo" científico
Uma massiva montanha de “coisas” apareceu em 2016 na praia de Acapulco, no México. Apesar de parecer um grande nada para alguns e um monstro marinho para outros, cientistas disseram que se tratava de cabeças de cachalotes em decomposição. 

Cabeças de cachalote em decomposição (Foto: Protección Civil y Bomberos de Acapulco)

Lula gigante
Uma lula gigante apareceu na praia de Cantabria, na Espanha, em 2013. O animal foi considerado o maior invertebrado já encontrado na Terra naquele ano. A criatura media nove metros de comprimento e pesava cerca de 180 kg. 

Lula gigante (Foto: Enrique Talledo)

 


(Com informações de Live Science)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.