Ads Top

A improvável amizade entre Henry Ford e Mahatma Gandhi

 (Foto: Wiki Commons)

 

No dia 25 de julho de 1941, o empresário Henry Ford enviou uma carta para Mahatma Gandhi, o que deu início a uma improvável amizade entre os dois.

No documento, Ford escreveu: "Você é um dos melhores homens que o mundo já viu", e completou: "Que Deus te ajude e guie seu trabalho sublime". Em resposta, Gandhi enviou a ele uma roda de fiar giratória, que o amigo guardou como amuleto.

Segundo a pesquisa do Military History of the Upper Great Lakes, os dois acreditavam, em suas próprias maneiras, na busca pela paz. Ford era antissemita, pois acreditava que os judeus apoiavam a guerra para lucrar em cima dela. Ele inclusive chegou a publicar uma carta sobre o assunto na The International Jew, que supostamente inspirou Hitler a desenvolver algumas das ideologias do nazismo.

+ Leia também: 'High Hitler': livro diz que nazistas abusaram de drogas na 2ª Guerra

Ainda assim, na Primeira Guerra Mundial, Ford enviou uma missão de paz com ativistas para a Europa na intenção de tentar dissuadir o conflito, mas a tática não deu certo: ao chegarem a Oslo, na Noruega, seu destino final, estavam todos resfriados.

Já durante a Segunda Guerra Mundial, o empresário foi responsável por produzir alguns veículos de guerra, mas, segundo alguns historiadores, isso só ocorreu porque teve que ceder a pressões, ainda que desgostando da ideia.

Gandhi só recebeu a carta do colega no fim de 1941, após o episódio de Pearl Harbor. O pacifista então enviou a roda de fiar à Ford que, segundo especialistas, usava para tecer as próprias roupas, provando sua independência da Grã-Bretanha.

O presente só chegou ao seu destino no fim de 1942 e atualmente está exposto no Museu Henry Ford, nos Estados Unidos.

(Com informações do Smithsonian.)

Leia mais:
‘Dunkirk’ e os dilemas filosóficos de Christopher Nolan
'High Hitler': livro diz que nazistas abusaram de drogas na 2ª Guerra

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.