Ads Top

Álbum do Radiohead esconde programa que roda em computador dos anos 80

O Sinclair ZX Spectrum é um computador clássico dos anos 80, com uma comunidade de desenvolvedores que cria programas para ele até os dias de hoje. Esta plataforma voltou aos holofotes por causa do Radiohead.

Para comemorar o 20º aniversário do álbum OK Computer, a banda lançou uma edição especial intitulada OKNOTOK. Ela inclui um vinil, um livro, anotações do vocalista Thom Yorke, e uma fita cassete:

Segundo o Engadget, a fita de 90 minutos traz versões raras de músicas da banda, e termina com dois minutos de uma frequência bizarra e aguda. O desenvolvedor Maciej Korsan identificou o ruído: são dados feitos para serem lidos pelo ZX Spectrum, cujos programas eram distribuídos em fitas comuns de áudio.

O YouTuber OooSLAJEREKooO passou os sons para um computador e converteu tudo para dados legíveis por um ZX Spectrum. Depois, ele usou um emulador para rodar o software oculto na fita.

O programa tem data de 19 de dezembro de 1996, mostra os nomes de todos os membros da banda, e vem acompanhado por um arranjo aparentemente aleatório de bipes.

Korsan escreveu um guia completo do processo, disponível aqui. Felizmente, você não precisa ter muito trabalho para conferir este easter egg: basta assistir ao vídeo acima.

O desenvolvedor explica que o código-fonte esconde uma mensagem adicional: “Parabéns… você encontrou a mensagem secreta syd vive hmmmm. Nós deveríamos sair mais de casa”. Esta parece ser uma referência a Syd Barrett, que foi guitarrista do Pink Floyd e faleceu em 2006.

Foto por Nico Kaiser/Flickr

Sinclair ZX Spectrum

Com informações: Engadget.

Álbum do Radiohead esconde programa que roda em computador dos anos 80

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.