Ads Top

Alphabet quer combater o mosquito da dengue liberando 20 milhões de mosquitos

O mosquito Aedes aegypti poderá ser eliminado em uma cidade da Califórnia se um experimento nos Estados Unidos der certo: a Verily, subsidiária da Alphabet que estuda ciências da vida, planeja liberar 20 milhões de mosquitos nas ruas de Fresno ao longo das próximas semanas para combater a população atual dos insetos. Como assim?

A Verily conta ao The Verge que um milhão de mosquitos serão liberados por semana durante vinte semanas. Eles são machos infectados com a Wolbachia pipientis, uma bactéria que torna os mosquitos estéreis. A ideia é que as fêmeas tentem se reproduzir com os milhões de novos machos e, com o tempo, o número de mosquitos caia até eventualmente zerar.

Funciona assim:

  • O macho não pica humanos, apenas a fêmea;
  • O macho não transmite a doença da Wolbachia para as fêmeas;
  • Fêmeas não infectadas que se reproduzirem com machos infectados botarão ovos, mas os mosquitos não nascerão.

Com 20 milhões de mosquitos prontos para se reproduzirem nas próximas semanas, as fêmeas botarão alguns milhões de ovos que não chocam. Então, muitos mosquitos devem morrer sem deixar herdeiros. E o melhor é que, como os machos não picam pessoas, os humanos não terão problemas com dengue, zika ou chikungunya (a única inconveniência serão os milhões de mosquitos a mais voando por aí).

A técnica de combate da dengue com a Wolbachia é conhecida desde 2010 e foi testada com sucesso em escalas menores, com alguns milhares de mosquitos infectados. Ela já está sendo pesquisada em diversos países, incluindo o Brasil.

Alphabet quer combater o mosquito da dengue liberando 20 milhões de mosquitos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.