Header Ads

Android Marshmallow enfim ultrapassa Lollipop e se torna versão mais popular

Todo mês, o Google divulga as estatísticas de uso para cada versão do Android, de acordo com o número de acessos à Play Store. E o sistema atingiu um marco notável: o Marshmallow 6.0 enfim se tornou mais popular e ultrapassou o Lollipop.

Foto por Takahiro Yamagiwa/Flickr

O Android Marshmallow tem 31,2% de participação, contra o Lollipop (5.0 e 5.1) e seus 30,1% de base instalada. O Nougat, por sua vez, está em 11,5%.

Vale lembrar que o Marshmallow trouxe várias melhorias importantes. Ele permite gerenciar permissões individualmente para cada aplicativo: por exemplo, você pode liberar sua localização, mas barrar o acesso a seus contatos — não é “tudo ou nada” como em versões anteriores do Android.

Além disso, ele oferece o Google Now a um toque (Now on Tap); consome menos bateria graças ao Doze; permite que os desenvolvedores guardem os dados de cada app na nuvem; e tem suporte nativo a USB Type-C e a leitores de impressão digital.

O código-fonte do Marshmallow foi lançado em outubro de 2015. Ou seja, essa versão levou 21 meses para se tornar a mais popular. Nunca na história do Android isso aconteceu de forma tão devagar, como você pode conferir na tabela abaixo:

O problema é que o Nougat está crescendo ainda mais devagar. O gráfico abaixo mostra que o Android 7.x mal conseguiu seguir o ritmo do Marshmallow, e este já foi mais lento que o Lollipop:

Não é um bom sinal para o Android O, previsto para o terceiro trimestre. Sim, o processo de atualização costuma ser lento, mas parece estar piorando: as fabricantes estão levando o Nougat para seus tops de linha, mas outros aparelhos estão ficando para trás.

Até o momento, esta é a lista de aparelhos atualizados para o Nougat pelas principais fabricantes:

  • Samsung: Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy Note 5, Galaxy S6, Galaxy S6 Edge, Galaxy S6 Edge Plus, Galaxy A5 (2016), Galaxy A3 (2016), Galaxy Tab S2, Galaxy Tab A 10.1 (2016)
  • Motorola: Moto Z, Moto Z Play, Moto G4, Moto G4 Plus, Moto G4 Play, Moto X Style, Moto X Play, Moto X Force
  • Asus: ZenFone 3, ZenFone 3 Deluxe, ZenFone 3 Max, ZenFone 3 Zoom, ZenFone 3 Laser, ZenPad 8, ZenPad Z8, ZenPad 3S 10
  • LG: G5, V10, G4
  • Sony: Xperia X, Xperia XZ, Xperia X Performance, Xperia X Compact, Xperia XA Ultra, Xperia Z5, Xperia Z5 Compact, Xperia Z5 Premium, Xperia Z3 Plus, Xperia Z4 Tablet
  • OnePlus: 3, 3T
  • HTC: HTC 10, One M9, One A9

Android Marshmallow enfim ultrapassa Lollipop e se torna versão mais popular

Nenhum comentário

-Antes de sair lembre-se de COMENTAR nós damos muito valor a opinião do leitor(você)
-Críticas e elogios serão aceitos para que possamos melhorar cada vez mais.
-Diga com suas propias palavras
-Não use palavras de baixo calão

BOM AGORA QUE JA LÊU JA PODE COMENTAR!
Diga oque voce achou dessa publicação?

Tecnologia do Blogger.