Ads Top

Arqueólogos encontram câmara fúnebre perto de Stonehenge

Erguido em alguma época da Idade de Bronze, época que começou no ano 3000 a.C., o Stonehenge é um alinhamento megalítico localizado no sul da Inglaterra; o uso do círculo de pedras ainda é um mistério para os historiadores (Foto: Reprodução)

 

Uma câmara fúnebre que foi construída entre 5600 e 5700 anos atrás foi encontrada recentemente perto de Stonehenge — estrutura misteriosa situada no Reino Unido. Imagina-se que o local contenha esqueletos dos primeiro britânicos, já que está situado na Planície Salisbury, na Inglaterra, lugar conhecido por agregar artefatos do período.

As escavações estão apenas começando, mas o diretor da Universidade de Reading, Jim Leary, afirma que esse é um monumento raro de ser encontrado. “Este é o primeiro em 50 anos que estamos escavando na íntegra em Wiltshire”, afirmou em entrevista ao site Live Science.

 (Foto: Universidade de Reading)

 

A descoberta foi feita por fotografias aéreas, que revelaram marcas no solo. Ao estudar as propriedades dele, os pesquisadores deduziram que havia algo enterrado. As escavações iniciais revelaram os restos de um objeto grande e longo, com cerca de 26 metros de comprimento e cerca de 20 metros de largura. As estruturas que permaneceram acima do solo foram aradas ao longo dos milênios, então os únicos restos remanescentes são aqueles que foram soterrados profundamente.

Se essa câmara for parecida com as outras antiguidades misteriosas situadas no local, ela pode conter entre 30 e 50 esqueletos enterrados, além de crânios de vacas. “Esse foi o primeiro povo a domesticar vacas, e elas pareciam uma espécie muito importante para eles”, disse o especialista. 

Por mais que o “cemitério” seja séculos mais velho que Stonehenge, é possível que parentes distantes dos construtores da estrutura ou algum tipo de antecessor do povoado que a fez tenha vivido ali.

(Com informações de Live Science.)

Leia mais:
Círculos parecidos com os de Stonehenge são encontrados na Amazônia
Cientistas encontram DNA de denisovanos em dente de leite

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.