Ads Top

Astrônomos podem ter encontrado a primeira lua fora do Sistema Solar

Telescópio Kepler (Foto: Nasa Ames/ W Stenzel)

 

A equipe do pesquisador David Kipping, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, pode ter encontrado a primeira lua fora do Sistema Solar. A descoberta foi feita quando os astrônomos analisavam imagens registradas pelo Telescópio Espacial Kepler. 

A potencial "exolua" foi observada em um sistema situado a quatro mil anos-luz do nosso. A estrela do sistema tem quase o mesmo tamanho do Sol e é chamada de Kepler-1625. Se realmente existir, a lua é enorme: tem o tamanho de Netuno e pode orbitar um planeta grande como Júpiter

Os especialistas acreditam que o satélite, na realidade, era um planeta que foi capturado pela órbita do outro gigante. "Seria espetacularmente diferente de tudo que temos no Sistema Solar", afirma David Waltham, da Universidade de Londres, na Inglaterra, em entrevista à New Scientist

Agora os astrônomos de Columbia querem usar o Hubble para confirmar a hipótese, já que o telescópio tem qualidade muito superior ao Kepler. "Antecipamos que as medições propostas seriam o suficiente para provar de forma inequívoca a detecção de uma lua fora do nosso Sistema Solar", argumenta o time em seu pedido de uso do equipamento.

Como o nosso Sistema conta com várias luas diferentes — Titã, Fobos e Encélado, por exemplo, são fascinantes —, os cientistas acreditam na possibilidade de também existirem muitos satélites em torno de exoplanetas. "Temos quase certeza de que eles estarão lá. Seria estranho ter várias luas em um sistema e em nenhum outro lugar", reforça Waltham.

Leia mais:
Hubble registra imagens da lua Fobos orbitando Marte
Existe muito mais água na Lua do que se imaginava

Gostou desta matéria? Tem muitas outras de onde ela veio: no aplicativo da GALILEU, você pode conferir os nossos conteúdos mais recentes com apenas alguns toques no seu celular. Ah, e de forma gratuita! :) Baixe agora mesmo aqui (disponível no Google Play e na Apple Store).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.