Header Ads

Atualização torna Windows 10 incompatível com alguns processadores recentes

A Microsoft está atualizando o Windows 10 em um ritmo mais rápido, com dois grandes lançamentos a cada ano. A versão mais recente se chama Creators Update e chegou para todos em abril. Na verdade, quase todos: alguns computadores relativamente recentes não podem instalá-la, pois são incompatíveis.

Ed Bott, do ZDNet, recebeu vários relatos de PCs que não conseguem instalar o Creators Update, e todos têm processador Intel Atom da geração Clover Trail. Após baixarem 3 GB de dados, eles exibem a mensagem: “o Windows 10 não é mais suportado neste computador”.

Foto por Eric Li/Flickr

PCs com Clover Trail foram vendidos entre 2013 e 2014 e lançados com o Windows 8 — no Brasil, a lista inclui o Dell Latitude 10 e o LG SlidePad. Eles eram elegíveis para o update gratuito do Windows 10 em meados de 2015, e também receberam a Atualização de Aniversário no ano passado sem problemas de compatibilidade.

A Acer confirmou em abril que os seguintes processadores, todos da geração Clover Trail, “atualmente não são suportados” pelo Creators Update: Atom Z2760, Atom Z2520, Atom Z2560 e Atom Z2580. Isso sugere que eles podem ser compatíveis no futuro, mas até o momento, é impossível instalar essa versão do Windows 10.

“O Windows 10 não é mais suportado neste PC”

Como nota o Ars Technica, os donos desses PCs que permaneceram no Windows 8.1 terão suporte até outubro de 2023, quando cessarão as atualizações de segurança.

No entanto, cada atualização do Windows 10 recebe correções de segurança por apenas dezoito meses. Ou seja, quem instalou o sistema vai perder suporte no início de 2018 — a menos que a Microsoft libere o Creators Update.

E as chances de vermos drivers compatíveis são pequenas. Os processadores Clover Trail vêm acompanhados por um chip gráfico projetado pela Imagination Technologies, a mesma que se colocou à venda após perder sua maior cliente, a Apple. Processadores Atom mais recentes usam GPUs projetadas pela Intel.

Há alguns anos, pouco antes de lançar o Windows 10, a Microsoft explicou em uma nota de rodapé: “um dispositivo poderá não ser capaz de receber atualizações se o respectivo hardware for incompatível, não incluir os drivers atuais ou estiver fora do período de suporte do fabricante”. É a primeira vez que vemos um PC passar por isso desde então. E quais serão os próximos?

Vamos descobrir isso em breve: a próxima grande atualização do Windows 10, chamada Fall Creators Update, está prevista para setembro. Ela virá sem alguns dos recursos que foram anteriormente prometidos pela Microsoft.

Com informações: ZDNet, Ars Technica.

Atualização torna Windows 10 incompatível com alguns processadores recentes

Nenhum comentário

-Antes de sair lembre-se de COMENTAR nós damos muito valor a opinião do leitor(você)
-Críticas e elogios serão aceitos para que possamos melhorar cada vez mais.
-Diga com suas propias palavras
-Não use palavras de baixo calão

BOM AGORA QUE JA LÊU JA PODE COMENTAR!
Diga oque voce achou dessa publicação?

Tecnologia do Blogger.