Ads Top

Cientista cria algoritmo para prever próximas mortes de 'Game of Thrones'

Jorah Mormont e Sam Tarly (Foto: Reprodução/ HBO)

 

A cada novo episódio de Game of Thrones os fãs se perguntam: "Será que meu personagem favorito vai sobreviver até o fim?". Pensando em acabar com esse sofrimento, Milán Janosov, candidato a pós-doutorado no Centro de Ciência de Redes da Universidade Central da Europa, na Hungria, criou um projeto para estimar as próximas mortes do seriado. 

Os resultados do estudo não são muito animadores. De acordo com o algoritmo de desenvolvido por Janosov, personagens queridos do público, como Daenerys Targaryen e Arya Stark, por exemplo, têm mais de 80% de chances de não durarem muito. E uma das outras previsões, inclusive, já se concretizou.

O experimento

A simulação de Jasonov começa com um ciclo de relações da realeza de Westeros. Cada bolinha representa um personagem, sendo que seu tamanho varia de acordo com o número de contatos que cada um possui. As linhas simbolizam a força da associação entre pares de intérpretes.

Modelo de projeção de mortes de GoT, feito pelo cientista Milán Janosov (Foto: Reprodução)

 

As cenas de diálogos são consideradas elementos que incrementam a interação social dos personagens. Dessa maneira, o pesquisador pode ilustrar as ligações e suas intensidades. “Calculando os níveis das cenas, tivemos um modelo completo com mais de 400 bolas e mais de três mil pontes”, relata em entrevista à GALILEU. “Pegamos essas medidas para mostrar o quanto os personagens são importantes no sistema geral.”

Ele explica que é possível, por exemplo, perceber que Jon Snow tem relações com uma comunidade afastada — a que fica perto da Muralha e tem pouco contato com os Sete Reinos. Já Tyrion Lannister conecta Daenerys Targaryen a Porto Real, que é o centro da rede.

Leia também:
+ Game of Thrones: contamos as mortes, cenas de sexo e nudez e mais
+ 'Game of Thrones': saiba como foi criada a abertura da série

Daenerys Targaryen chega em Westeros na nova temporada de 'Game of Thrones' (Foto: Divulgação )

 

Além de ter uma ideia de quem tem mais peso na série, foi possível analisar características de personagens que já bateram as botas nas temporadas anteriores: dos 94 personagens considerados para a análise, 63 já não estão mais vivos.

Ao estudar as informações, Jasonov percebeu que os "jogadores" que já morreram demonstram um padrão de comportamento. Em seguida, verificou quais dos vivos da série apresentam essas mesmas características. “Queríamos treinar o algoritmo para descobrir quais medidas da rede poderiam prever se algum personagem já tinha morrido", explica.

Ele criou então o modelo com uma máquina de vetores de suporte, na qual a inteligência artificial usou dados não programados. "Os resultados e a matemática que usei são completamente independentes de qualquer tipo de interferência externa, como teorias", afirma. "Eles são puramente resultados dos métodos obtidos dos dados."

Leia também:
+ Fã de 'Game of Thrones' descobre pista escondida em livro de Sam
+ 'Game of Thrones': detalhe escondido pode revelar futuro de Mindinho

Segundo o estudo, as chances de Arya não são nada boas... (Foto: Divulgação )

 

O trabalho revelou que Tyene Sand, filha bastarda do príncipe Oberyn Martell, tinha a maior probilidade, com 95% — a hipótese se tornou realidade no 2º episódio da 7ª temporada de GoT. De acordo com o pesquisador, a próxima personagem que pode morrer é Daenerys, com 91% de chance. Confira aqueles que podem ser as próximas vítimas:

Verme Cinzento e Robin Arryn (90%)
Arya Stark (84%)
Sandor Clegane (83%)
Brienne (81%)
Jaime Lannister (67%)
Bran Stark (64%)
Sansa (59%)
Tyrion Lannister (52%)
Jon Snow (45%)
Cersei Lannister e Sam Tarly (35%)
Theon Greyjoy e Jorah Mormont (5%)

*Com supervisão de Isabela Moreira.

Gostou desta matéria? Tem muitas outras de onde ela veio: no aplicativo da GALILEU, você pode conferir os nossos conteúdos mais recentes com apenas alguns toques no seu celular. Ah, e de forma gratuita! :) Baixe agora mesmo aqui (disponível no Google Play e na Apple Store).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.