Ads Top

Cientistas desenvolvem celular que não precisa de bateria comum

Protótipo de celular que não precisa de bateria comum (Foto: Reprodução)

 

Cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, criaram um protótipo de celular que não precisa de bateria para funcionar. O telefone utiliza energia de sinais de rádio e luzes do próprio ambiente para realizar ligações via Skype. 

Para a realização dos testes, foi construída uma estação base com estrutura para receber e transmitir as chamadas — a tecnologia produzida poderia ser incorporada em roteadores Wi-Fi e às redes de celulares já existentes.

O equipamento foi desenvolvido com uma placa de circuito impresso, botões touch e uma célula solar. Esta célula tem quase o tamanho de um grão de arroz e é responsável por se comunicar com as estações base até 15 metros de distância para transmitir as ligações. Outra maneira do celular obter energia é por meio de sinais de rádio.

Leita também: 
+ Carregador de celular de 'De Volta Para o Futuro' é o sonho de todo fã
+ 5 dicas para aumentar a vida útil da bateria do seu celular

Com esse protótipo, os pesquisadores eliminaram o processo de conversão de sinais analógicos e reduziram o consumo em 3,5 microwatts. Pelo Skype, eles puderam realizar e receber ligações, além de ativar o modo de espera.

Agora os cientistas pretendem aprimorar o telefone com a adição de um display de papel eletrônico — similar aos leitores de livros digitais — com capacidade para reproduzir vídeos.

Vamsi Tall, coautor do estudo, disse que o projeto pode tornar o mundo livre de celulares com bateria. “Você poderia imaginar no futuro que todas as torres de celular ou roteadores Wi-Fi poderiam vir com nossa tecnologia de estação base incorporada”, falou. “E, se toda casa tem um roteador Wi-Fi, você poderia ter cobertura do celular sem bateria em qualquer lugar”.

Para saber mais sobre o funcionamento do protótipo, assista ao vídeo de divulgação (em inglês).


 

(Com informações de Mashable)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.