Ads Top

Cientistas do CERN descobrem nova partícula de matéria

Conheça a Xicc++, uma partícula composta por três tipos diferentes de quarks (Foto: Divulgação)

 

Os físicos da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) descobriram uma nova partícula no Grande Colisor de Hádrons (LHC). Chamada de Xicc++, ela é feita de três quarks, os menores elementos básicos da matéria. Um estudo descrevendo a descoberta foi enviado para ser revisado e publicado no periódico  Physical Review Letters.

A nova partícula faz parte da família dos bárions, partículas subatômicas que compõem quase tudo de que se tem conhecimento — prótons e nêutrons, por exemplo, são bárions. Estes, por sua vez, são feitos de quarks.

Como existem seis tipos de quarks (up e down são os mais comuns no universo e os charm,strange, bottom e top só são produzidos por meio de colisões de alta energia), várias combinações são possíveis para formar bárions. Quase todos observados até então eram compostos apenas por um tipo de quark. A Xicc++, no entanto, é feita de três quarks: dois do tipo charm e um do tipo up. É a primeira vez que uma partícula do tipo foi detectada.

A existência da Xicc++ foi demonstrada em experimentos feitos no Grande Colisor de Hádrons (LHC). Localizado na fronteira entre França e Suíça, o acelerador de partículas realiza colisões de alta energia.

Ao estudar a nova partícula, os físicos conseguirão entender como um sistema do tipo funciona. "Diferente dos outros bárions, nos quais os três quarks fazem uma dança elaborada uns em volta dos outros, um bárion duplamente pesado pode agir como um sistema planetário", afirma Guy Wilkinson, porta-voz da descoberta. "Neste caso, os dois quarks pesados agem como estrelas pesadas orbitando uma em volta da outra, enquanto o quark mais leve orbita esse sistema binário."

Os cientistas do CERN pretendem continuar estudando a Xicc++ para entender mais sobre o campo da cromodinâmica quântica, que analisa essas várias partículas, e esperam detectar novos tipos de bárions parecidos com ela no futuro.

Leia também:
+ Bóson de Higgs: divulgada foto mais nítida da partícula
+ Colisões entre prótons no LHC geram abundância de partículas estranhas

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.