Ads Top

Como mudar o mundo

Planeje

1. Identifique o problema. Para estar motivado a lutar por alguma mudança, é preciso acreditar nela. Apro-funde-se no tema. Ouça outras opiniões e analise se sua posição é consistente.

2. Busque aliados ou pessoas que já lutem por sua idéia. Verifique se ela faz parte dos 8 objetivos do milênio (www.nospodemos.org.br). Se fizer, certamente há quem já defenda essa causa: a ONU.

3. Reúna números e exemplos. E transforme sua trincheira em espaço aberto: monte um site falando sobre o problema e deixe que os leitores contem suas histórias e dividam experiências.

Vá para a rua

4. Amplie sua luta. Com uma base já consistente de dados e histórias, divulgue. Aqui, você pode apostar em um tiro certeiro: o marketing “de guerrilha”, que inclui panfletagem na porta de universidades ou em eventos sobre o tema e distribuição de cartazes em empresas ou nos pontos de tráfego de moradores.

5. Faça-a virar identidade nacional. Com resultados da mudança em mãos, ouça especialistas que atestem a melhoria do local e dêem a ele nova fama. Brasilienses têm orgulho de dar vez aos pedestres no trânsito. Curitibanos adoram dizer que não jogam lixo na rua.

6. Seja criativo. Nada de protestos carrancudos ou passeatas chatas. Há pouco tempo, um grupo da Indonésia protestou contra a poluição do país parando o trânsito com um globo gigante.

7. Proponha uma lei. Levante quais representantes (vereadores ou deputados) têm perfil para se aliar à causa e levar o projeto adiante. Só cuidado para sua proposta não virar picaretagem: lutar pela redução da velocidade no trânsito pode dar espaço à indústria da multa.

8. Alie-se a interesses privados. Se as empresas puderem lucrar com a questão, fica mais fácil. Quer tirar os sem-teto das ruas? Elabore um plano de negócios e ofereça a uma construtora: apartamentos simples e com custo baixo. Todo mundo ganha.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.