Ads Top

Confira as primeiras imagens da Grande Mancha Vermelha de Júpiter

Grande Mancha Vermelha de Júpiter (Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS/SwRI/Kevin M. Gill)

 

Na última segunda-feira (10), a sonda Juno da NASA sobrevoou a Grande Mancha Vermelha de Júpiter. Considerado a parte mais misteriosa do planeta, estima-se que o anticiclone exista há cerca de 350 anos. O fenômeno é monitorado desde 1830 e tem 16 mil quilômetros de largura. 

"Essa tempestade monumental tem assolado o maior planeta do Sistema Solar há séculos", explicou Scott Bolton, cientista do Instituto Southwest de Pesquisa em San Antonio, nos Estados Unidos, e membro da missão Juno. "Queremos entender até onde vão as raízes do anticiclone, o que nos ajudará a entender como ele funciona e o que o torna tão especial."

Durante o voo, a sonda da agência espacial americana usou seus equipamentos, entre eles, a JunoCam, na qual registrou diversas imagens, para coletar dados. A primeira leva de fotos já está sendo processada por astrônomos cidadãos no portal da Missão Juno. As vistas são fascinantes.

Grande Mancha Vermelha (Foto: Cody Kuiack)

 

Grande Mancha Vermelha (Foto: NASA / SwRI / MSSS)

 

Grande Mancha Vermelha (Foto: NASA / JPL / SwRI / MSSS / Gerald Eichstädt)

 

Grande Mancha Vermelha (Foto: NASA / SwRI / MSSS / Jason Major)

 

"Por gerações, pessoas do mundo inteiro e em diferentes momentos da vida se maravilharam com a Grande Mancha Vermelha", afirmou Bolton. "Agora finalmente a veremos de perto."

Confira a galeria completa de imagens processadas até agora aqui.

Leia também:
+ NASA revela imagem do "rosto" de Júpiter
+ Juno está sobrevoando a Grande Mancha de Júpiter neste momento

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.