Ads Top

Confira a edição de 'Alice no País das Maravilhas' ilustrada por Salvador Dalí

 (Foto: Reprodução)

 

Em 1969, o pintor surrealista Salvador Dalí contribuiu para uma reedição do clássico Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. O artista produziu 12 ilustrações por encomenda da editora Random House, que enviou os exemplares para os assinantes de seu clube do livro.

+ Confira também: Walt Disney e Salvador Dalí planejaram um curta juntos

"Dalí criou 12 heliogravuras — uma imagem inicial, que ele assinou em todas as cópias da edição, e uma ilustração para cada capítulo do livro", relata Maria Popova, do site Brain Pickings. "Por mais de meio século esse atípico mas orgânico encontro entre gênios permaneceu quase místico e reservado a colecionadores e estudiosos."

 (Foto: Reprodução)

 

A versão foi reeditada em 2015 pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, quando a obra clássica de Carroll completou 150 anos. A edição conta ainda com ensaios do matemático e colaborador de Dalí, Thomas Banchoff, assim como textos do presidente da Comunidade Norte-Americana de Lewis Carroll, Mark Burstein.

Para Burstein, o que muitos chamavam de loucura dos surrealistas, pode ser considerado sabedoria: "[Os objetivos do surrealismo] são acessíveis à arte, ao reino do inconsciente, ao irracional e ao imaginário. Sua influência logo foi muito além das artes visuais e da literatura, abraçando a música, o cinema, o teatro, a filosofia e a cultura popular. Como os livros de Alice", afirma.

Confira o vídeo com imagens do livro clicando aqui.

(Com informações de Open Culture.)

Leia mais:
Corpo de Salvador Dalí será exumado para teste de paternidade
4 fatos que você precisa saber sobre 'Alice no País das Maravilhas'

Gostou desta matéria? Tem muitas outras de onde ela veio: no aplicativo da GALILEU, você pode conferir os nossos conteúdos mais recentes com apenas alguns toques no seu celular. Ah, e de forma gratuita! :) Baixe agora mesmo aqui (disponível no Google Play e na Apple Store).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.