Ads Top

Conheça o crocodilo gigante que enfrentava os dinossauros

 Razanandrongobe sakalavae, ou simplesmente Razana, crocodilo gigante (Foto: Fabio Manucci)

 

Paleontólogos encontraram na ilha de Madagascar, na África, restos de um crocodilo que é considerado o mais antigo da Terra. O Razanandrongobe sakalavae, ou simplesmente Razana, era carnívoro e enfrentava os dinossauros na luta pela sobrevivência.

A espécie foi documentada em 2006, mas como ainda não havia fósseis suficientes para pesquisas, sua classificação não era possível. A atual descoberta foi liderada por Cristiano Dal Sasso, paleontólogo do Museu de História Natural de Milão, e contou com um time de franceses e italianos.

Leia também
+ Asteroide que dizimou dinossauros atingiu o pior lugar possível
+ Cientistas descobrem que dinossauro famoso pertence a uma nova espécie

Na publicação da pesquisa no jornal PeerJ, foi revelado que o réptil podia chegar a mais de dez metros de comprimento, tinha dentes enormes como de um tiranossauro e pesava até uma tonelada. Era um predador com hábitos terrestres, crânio denso, extremidades retas e poderosas. “Razana poderia superar até os dinossauros terópodes, no topo da cadeia alimentar”, relatou Dal Sasso.

Razana é um crocodrilomorfos (grupo de crocodilos e seus parentes extintos), próximo das famílias dos Sebecidae sul-americanos e dos Baurusuchidae. Ele também tem parentesco com os jacarés e crocodilos que encontramos atualmente no planeta. 

Reconstrução dos dentes de Razana feitas com fósseis (Foto: Giovanni Bindellini )

 

(com informações de Gizmodo)

 

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.