Ads Top

David Bowie queria transformar '1984', de George Orwell, em um musical

David Bowie queria transformar obra de George Orwell em um musical para televisão (Foto: Flickr/Marc Wathieu)

 

O livro 1984, de George Orwell, é considerado um dos grandes clássicos da literatura. Publicada em 1949, a obra foi adaptada para televisão e o cinema no anos 1950 e 1980 e foi levada aos palcos em 2013. E, se dependesse de David Bowie, a história teria sido transformada em um musical para televisão em 1974.

Em entrevista à Rolling Stone naquele ano, o artista afirmou estar trabalhando no projeto. "No momento estou trabalhando em adaptar 1984, do Orwell, na televisão", disse. Segundo Bowie, a adaptação seria melhor para televisão porque mais pessoas tinham aparelhos de TV do que acesso a cinemas. "Por sua natureza, terá mais impacto na televisão. Não acredito no cinema, ele não tem a força da televisão. Fazer as pessoas terem que sair de suas casas para ir ao cinema é arcaico. Eu preferiria ficar em casa."

O projeto, no entanto, não foi para frente: a viúvia de Orwell, Sonia Brownell, não gostou das ideias de Bowie para a adaptação e se recusou a vender os direitos da obra a ele. 

Apesar da recusa, a obra de Orwell continuou a influenciar o trabalho de Bowie. O disco "Diamond Dogs", lançado em 1974, por exemplo, conta com faixas chamadas "1984" e "Big Brother" e, no geral, aborda a visão de mundo pós-apocalíptico que o escritor utilizou em seu livro. 

Leia também:
+ 13 músicas de David Bowie sobre o espaço
+ Não, David Bowie não ganhou sua própria constelação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.