Ads Top

DNA de 3,7 mil anos questiona relato de extermínio da Bíblia hebraica

Mapa da região de Canaã (Foto: New York Public Library's Digital Library/ Wikimedia Commons)

 

Foram descobertos cinco esqueletos com resquícios de DNA dos habitantes de Canaã na cidade libanesa de Sídon. Pesquisadores obtiveram material genético de dois homens e três mulheres da Idade do Bronze, que estimam ser de 3,7 mil anos atrás. Os resultados da análise foram compilados em um estudo publicado no periódico  The American Journal of Human Genetics

“Nós tínhamos ossos e até tentamos os dentes, mas não conseguimos tirar nenhum DNA”, contou Chris Tyler-Smith, do Instituto Britânico Wellcome Trust Sanger, em entrevista à New Scientist. “O sucesso veio do osso petroso do crânio, perto da orelha, que continha DNA bem preservado.”

Após compararem os genes do povo de Canaã com os de 99 voluntários do Líbano, os cientistas descobriram que quase 90% do DNA atual dos libaneses é o mesmo da civilização antiga. 

Leia também:
+ É assim que as pessoas da Era do Bronze eram há 3700 anos
+ Armas da Idade do Bronze são encontradas na Escócia 
+ Arqueólogos ingleses descobrem casas da Idade do Bronze

Com a revelação, u conto da Bíblia sobre Canaã pode ser colocado em xeque. A escritura hebraica relata que os nativos de Canaã foram aniquilados por invasores das terras, os israelitas. “Há evidências de continuidade substancial na região da Idade do Bronze até os dias de hoje”, falou Tyler-Smith.

Influências da imigração
Tempos após a chegada dos israelistas, alguns asiáticos também teriam invadido a região. No entanto, o DNA deles está em apenas 10% dos libaneses dos dias de hoje. 

Tyler-Smith afirmou que isso é surpreendente, dado que o período após a Idade do Bronze tem um registro enorme de conquistas de outros povos. "Parece que eles tiveram um pequeno impacto na composição genética das pessoas na área." 

Ocorrências similares foram mencionadas na Europa, visto que muitos europeus de atualmente têm apenas metade do DNA dos primeiros habitantes do continente. 

Ao comparar os genes de Canaã com outros, os cientistas sugerem que o povo tenha surgido entre quatro e seis mil anos atrás. Na época, colonizadores e imigrantes do leste oriental da Mesopotâmia se uniram, o que pode significar que o surgimento dos habitantes de Canaã aconteceu junto com o colapso do Império Acádio, há 4,2 mil anos. 
 

 

Gostou desta matéria? Tem muitas outras de onde ela veio: no aplicativo da GALILEU, você pode conferir os nossos conteúdos mais recentes com apenas alguns toques no seu celular. Ah, e de forma gratuita! :) Baixe agora mesmo aqui (disponível no Google Play e na Apple Store).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.