Ads Top

Esta ilusão de ótica pode melhorar a sua visão

 (Foto: Psychological Science)

 

Pesquisadores das universidades de York e de Glasgow, ambas no Reino Unido, publicaram um estudo no periódico científico Psychological Science no qual afirmam que as pessoas podem apresentar melhorias na visão ao serem expostas a algumas ilusões de ótica.

“Descobrimos que a acuidade visual — habilidade de ver detalhadamente — pode ser melhorada por uma ilusão conhecida como ‘expansão do movimento pós-efeito’. Enquanto estiverem sob seus efeitos, as pessoas podem ler letras menores do que conseguiriam normalmente”, afirma Martin Lages da Universidade de Glasgow, em comunicado.

A experiência foi feita com 74 pessoas, que foram divididas em grupos que viram a imagem girando no sentido horário e no sentido anti-horário. Os participantes que tiveram a primeira experiência mostraram uma notável melhora na capacidade de ler palavras menores por um curto período de tempo.

A conclusão do experimento foi que a ilusão não alterou as ligações neurais, mas facilitou a visualização e o reconhecimento de caracteres. “O efeito do movimento de contratação pode ter aumentado o aglomerado da fóvea (região da retina onde se forma a imagem que será transmitida ao cérebro), enquanto o de expansão pode ter liberado o aglomerado entre as letras", relata Rob Jenkins, da Universidade de York.

(Com informações de IFLScience.)

Leia mais:
Efeito McCollough: conheça a ilusão de ótica que pode durar três meses
Artistas criam ilusão de ótica para campanha de adoção de animais

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.