Ads Top

Fnac Brasil é adquirida pela Livraria Cultura

A Fnac, rede francesa de livros e produtos eletrônicos, anunciou em fevereiro que não estava mais interessada no Brasil. Desde então, ela procurava um sócio para assumir controle das lojas. Felizmente, ela encontrou.

A Livraria Cultura acaba de anunciar que adquiriu a totalidade da Fnac Brasil: isso inclui as 12 lojas em sete estados, mais a operação online. A transação deve ser concluída nas próximas semanas; o valor não foi divulgado.

Foto por kikesan/Flickr

Isso significa que a Livraria Cultura acaba de expandir sua presença para além de suas 18 lojas em Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Segundo o Valor, a Fnac vai conceder a licença de uso da sua marca, então as lojas físicas não devem sofrer grandes alterações.

A Fnac desembarcou no Brasil em 1998 planejando uma grande expansão, mas isso não aconteceu. Ela acabou perdendo espaço para a concorrência, especialmente na venda de livros pela internet. A crise econômica só piorou as coisas. O país representa menos de 2% de suas vendas globais.

A Livraria Cultura, por sua vez, também passa por desafios. A receita vem caindo há algum tempo, de R$ 460 milhões em 2014 para R$ 380 milhões no ano passado. Rumores diziam que ela estava negociando uma fusão com a Saraiva; o presidente da Cultura, Sergio Herz, nega.

Com informações: Valor Econômico.

Fnac Brasil é adquirida pela Livraria Cultura

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.