Ads Top

'Game of Thrones': saiba como foi criada a abertura da série

Robert Feng, diretor de arte da abertura de Game of Thrones (Foto: X-CAM/ Leonardo ALmeida)

 

Basta a abertura de Game of Thrones  começar para os fãs ficarrem arrepiados, tentando acompanhar o ritmo da música e reparando nos detalhes que mudam a cada episódio em busca de teorias. 

+ Confira a sinopse do 3º episódio da 7ª temporada de Game of Thrones

O responsável pelo teaser inicial da série é o designer americano Robert Feng, 39 anos, que ganhou um Emmy pelo trabalho em questão em 2011. De passagem pelo Brasil para o festival Anima Mundi, no qual deu palestras em São Paulo e no Rio de Janeiro sobre seu processo criativo, ele afirma: "Sou um Stark. Me emociono com a história deles — e Arya é minha personagem favorita".

Acompanhamos a palestra na capital paulista e conversamos com Feng. Confira o que aprendemos ao conhecer o designer:

Criando Westeros
O continente fictício de Westeros já era conhecido pelos leitores de George R.R. Martin, mas ainda não existia um mapa oficial que indicasse a localização exata de todas as cidades. Por isso, Feng começou buscando referências nas ilustrações dos livros. "Nós literalmente fizemos desenhos em guardanapos", conta. "Nos inspiramos em mapas de Harry Potter e Indiana Jones, mas queríamos fazer algo nunca feito antes."

O segundo passo após definir a forma geográfica foi criar a identidade visual de Westeros. O designer pesquisou influências em objetos históricos, como tecidos, pisos, revestimentos e relógios medievais e celestiais, para chegar ao produto final. "Nós queríamos sentir que fosse milenar, que lembrasse um trabalho manual como se tivesse sido feito por um artesão", fala. "Os produtores da HBO me diziam: quanto mais velho melhor."

Leia também: 
+ 5 atores que ligam os filmes de 'Harry Potter' a 'Game of Thrones'
+ 11 memes de 'Game of Thrones' que vão melhorar o seu dia

Mundo côncavo
As imagens invertidas, os prédios crescendo, as peças que giram. Segundo Feng, todos os detalhes foram pensados com um objetivo. Ele ressalta ainda que o fato de Westeros ser apresentado de uma forma "arredondada" é para que os telespectadores possam ver todos os ambientes com profundidade. 

Gif got (Foto: Reprodução/ YouTube)

 


"Inicialmente a ideia era mostrar como se fosse a visão dos corvos. Mas tivemos medo que ficasse algo aleatório", diz. Essa não foi a única ideia deixada de lado. O designer também tinha em mente construir o continente em maquete. No entanto, os produtores da emissora alegaram que não havia dinheiro o suficiente para a construção e baniram o projeto. 

A decisão foi avisada um mês antes do prazo final para entrega da abertura. Com isso, ela foi feita toda por computador. 

+ 9 memes maravilhosos do 2º episódio da 7ª temporada de 'Game of Thrones'
+ 'Game of Thrones': estreia teve 90 milhões de visualizações ilegais

Além dos Sete Reinos
O maior desafio da produção foi elaborar um projeto que apresentasse tantos locais em um período de apenas um ou dois minutos. "As cidades precisavam refletir suas casas e famílias. Mas como poderíamos contar histórias sem falar nada?", questiona.

Após ler os três primeiros livros da saga, o designer percebeu que era preciso criar algo que fosse como um serviço para os telespectadores. Foi decidido então que a abertura seria alterada a cada capítulo. "É uma forma de medir a passagem do tempo", revela. "A cada temporada é adicionada uma nova localização e os detalhes mudam a cada episódio."

Outra solução encontrada por ele está na representação das principais casas, como Stark, Lannister e Targaryen: os símbolos das famílias estão nos anéis que cobrem o sol durante a abertura. 

Aneis da abertura de GoT (Foto: Reprodução/ YouTube)

 






Música
Ícone da abertura, a canção de fundo foi composta pelo alemão Ramin Djawadi, que também criou a música inicial de Westworld

De acordo com Feng, os detalhes inseridos pela equipe de designers foram os ruídos das chamas do sol, das peças giratórias e dos blocos que se movem quando a Muralha é apresentada. 

Agora que você entendeu como foi feita, que tal rever o vídeo da abertura da primeira temporada enquanto o próximo episódio não chega?

*Com supervisão de Isabela Moreira

Leia também:

+ 'Game of Thrones': detalhe escondido pode revelar futuro de Mindinho
+ 5 atores que ligam os filmes de 'Harry Potter' a 'Game of Thrones'

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.