Ads Top

Google testa bloqueador de anúncios nativo no Chrome para Android

O Google vai colocar um bloqueador nativo de anúncios no Chrome, para barrar propagandas de má qualidade e frear o avanço do Adblock Plus. O recurso será lançado para todos os usuários em 2018, mas já está em testes no Android.

Você pode conferi-lo baixando o Chrome Canary, disponível na Play Store. O bloqueador é ativado por padrão, e pode ser encontrado em Configurações > Configurações do site > Anúncios.

Inicialmente, o bloqueador de anúncios não apareceu para mim, talvez por estar em testes na América do Norte, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia. Carsten Knobloch o descobriu em alemão; e o TechCrunch conseguiu usá-lo em inglês.

Assim, eu mudei o idioma do sistema para inglês, reiniciei o smartphone e abri o Chrome — lá estava o bloqueador. Mudei o idioma de volta para português, e ele permaneceu.

No entanto, parece que o recurso ainda não está funcionando. Testei vários sites — UOL, New York Times, Wired, CNET, Forbes — abrindo-os no Chrome normal e no Canary, e não reparei em nenhum anúncio sendo bloqueado, fosse na versão desktop ou mobile. Banners pequenos e grandes, caixas para inserir e-mail e receber newsletter, links recomendados, estava tudo lá.

Sabemos que o Chrome não vai bloquear todos os anúncios, apenas os mais invasivos: aqueles que abrem sozinhos quando um link é clicado; ou que se sobrepõem ao conteúdo; ou que reproduzem vídeo com áudio ativado automaticamente; entre outros.

Basicamente, são experiências que violam as regras da Coalition for Better Ads, exemplificadas na imagem abaixo:

No entanto, eu visitei algumas páginas do 4Shared e elas continuam infestadas de propagandas, mesmo com o bloqueador ativo. Até mesmo sites de pornografia — conhecidos por anúncios intrusivos, segundo fontes — estavam funcionando de forma relativamente igual.

O bloqueador será liberado para todos, no Chrome para desktop e smartphones, em algum momento de 2018. O Google quer dar um tempo para que os sites se adaptem, e prepara uma ferramenta para pedir aos visitantes que desativem o bloqueio, ou paguem uma taxa de acesso.

Google testa bloqueador de anúncios nativo no Chrome para Android

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.