Ads Top

Humanos podem ter acasalado com neandertais há 219 mil anos

Representação de um neandertal no Museu Nacional de Ciências Naturais na Espanha (Foto: Tiia Monto/Wikimedia Commons)

 

 

O acasalamento entre os neandertais e os humanos modernos há cerca de 50 mil anos já é conhecido pelos cientistas. Entretanto, segundo descobertas recentes, pode ser que tenhamos procriado com a outra espécie muito antes, há pelo menos 219 mil anos.

A análise do DNA mitocondrial de um osso de neandertal encontrado na Alemanha é mais uma evidência de que o relacionamento deve ter ocorrido antes que imaginávamos. Acreditava-se que os nossos ancestrais humanos, que habitavam a África, só teriam chegado à Europa há aproximadamente 60 mil anos, mas — surpresa — o membro encontrado tem 124 mil anos de idade e contém traços genéticos de humanos primitivos. 

Essa espécie de neandertal, dizem os cientistas, deve ter se separado das demais e se juntado a humanos em algum momento entre 316 mil e 219 mil anos atrás. 

"Estamos percebendo cada vez mais que a história evolutiva dos humanos modernos e arcaicos foi muito mais entrelaçada do que pensávamos há dez anos", diz Fernando Racimo, membro da equipe do New York Genome Center. "Esta e as descobertas anteriores estão dando suporte a modelos com frequentes eventos de cruzamentos."

A partir de agora, os estudiosos pretendem descobrir de que outras formas esse antigo contato entre humanos modernos e neandertais ficou registrado. “Seria interessante analisarmos muitas linhas de evidências com possíveis conexões entre os continentes e ver se houve disseminação não apenas dos genes, mas também da cultura”, afirma Cosimo Posth do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana em Leipzig, na Alemanha.

(com informações de NewScientist)

Leia também
+ Descoberta de ossos muda a história do Homo sapiens como a conhecemos
+ Torre com cerca de 700 crânios astecas é achada na Cidade do México

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.