Ads Top

Ilustradora faz arrecadação para lançar livro sobre amor e saúde mental

Bianca Reis, autora de quadrinhos e dos livros Anna Bolena e Persistente (Foto: Reprodução/ Facebook )

 

Nascida em Belo Horizonte (MG), a jovem Bianca Reis começou a fazer quadrinhos poéticos há três anos. Os desenhos que falam sobre sentimentos, saúde mental e questões do dia a dia logo fizeram sucesso e, desde então, ela lançou dois livros por meio de financiamento coletivo. Agora, ela está em campanha para a produção de sua terceira obra. 

Com o título de Insistente, o volume pretende tratar de assuntos como amor, faculdade, felicidade, saudade, relacionamentos e atitude. Os temas foram escolhidos como "resposta" aos tópicos de Persistente — segundo livro de Reis que fala sobre depressão, ansiedade, abandono, família e medo do futuro. “Vi que melhorei, que estava feliz. Pensei em fazer um livro sobre estar bem”, comenta em entrevista à GALILEU.

A campanha na plataforma Catarse foi lançada em maio e encerra em 22 de julho. A meta da quadrinista é arrecadar R$ 12 mil. Existem dez categorias para contribuição, sendo que o valor mínimo é R$ 15. 

As recompensas oferecidas variam de acordo com a quantia doada. Entre os brindes estão PDF e exemplar do livro, marcador de página, ímã, pôster, card, xilogravura e serigrafia assinada. 

Caso ela consiga atingir a meta necessária, a previsão é que o livro seja entregue em setembro deste ano. Saiba como colaborar aqui

Início da carreira
O estopim para Reis começar a desenhar quadrinhos foi o fim de um relacionamento amoroso. Os traços no papel eram usados para desabafar e criticar o ex-namorado. 

Quadrinho poético da artista Bianca Reis (Foto: Divulgação)

 

A partir disso, ela iniciou a rascunhar outras formas e assuntos. Inspirada em Ana Bolena — segunda esposa de rei Henrique VIII que morreu decapitada sob acusação de adultério —, ela criou a primeira personagem, Anna Bolenna - A perturbada da corte. “Ela é uma rainha devassa, piriguete”, brinca Reis.

Os quadrinhos na página de Anna Bolenna eram sobre temas diversos do cotidiano que a mineira convivia. Foram esses desenhos que se transformaram no primeiro livro de Reis, uma coletânea com mais de 100 páginas que ganhou o mesmo nome da personagem. 

Com bom humor, ela começou a utilizar o Facebook de Bolenna para publicar quadrinhos eróticos. No entanto, isso não durou por muito tempo. Reis começou a receber diversas críticas e denúncias e a página foi derrubada. “Mulher desenhando conteúdo adulto ainda é inaceitável para as pessoas”, desabafa Reis. 

Leia também:
+ Amor, ansiedade e melancolia: quadrinhos que mostram a vida como ela é 
+ 9 quadrinhos que todos deveriam ler, segundo os conselheiros da GALILEU 
 

Quadrinho da artista Bianca Reis (Foto: Divulgação)

 

Mudança de foco
A quadrinista então tomou a decisão de trocar de nicho e começou a fazer desenhos mais poéticos e autobiográficos. Dessa mudança, surgiu o segundo livro dela: Persistente.

Assim como a primeira, a obra foi todo financiada pelo Catarse. “Fiquei até surpresa. Finalizei o projeto antes do tempo porque estava crescendo muito de tanto público”, relembra. 

Para Reis, o sucesso se deu porque muita gente se identificou com os temas. “Algumas pessoas até falaram que era pesado desenhar sobre suicídio porque elas não querem ouvir falar ou divulgar”, diz. “Mas vou desenhar o que estou sentindo. É muito pesado, é triste. E a realidade é pesada, é triste.”

*Com supervisão de Isabela Moreira

Leia também: 

+ Que tal ter sua história de amor transformada em quadrinhos? 
+ 4 sites para ler quadrinhos de graça

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.