Ads Top

Instituto Serrapilheira abre chamada pública para jovens cientistas

Tubos de ensaio (Foto: Flickr/ Paige Powers/ Creative Commons)

 

Com o objetivo de aumentar o desenvolvimento científico no país, o Instituto Serrapilheira vai abrir a primeira chamada pública para projetos de pesquisa. Os temas procurados são ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química.

As inscrições serão abertas na primeira quinzena de agosto, ainda sem data definida. O prazo final para envio dos trabalhos é 15 de setembro de 2017, às 15h (horário de Brasília).

De acordo com o instituto, o principal critério para seleção dos participantes será a excelência da pesquisa. A idade científica também será levada em conta, sendo que apenas pesquisadores que obtiveram o título de doutor a partir de 2007 poderão de inscrever. Além disso, os candidatos precisam ter vínculo com instituições brasileiras.

Leia também: 
+ Brasileiros de Harvard criam clube para ensinar ciência a jovens 
+ Aluno congolês da UFMG concorre a prêmio da Unesco

Serão selecionados 70 projetos com seed grants de até R$ 100 mil. No ano que vem, entre 10 e 20 projetos desses 70 primeiros irão receber aportes de até R$ 1 milhão para três anos de pesquisa.

Parte desse valor será redirecionado ao cumprimento de critérios de diversidade para incentivar pesquisadores que fazem parte de minorias. Os detalhes dessa proposta serão definidos ao longo do primeiro ano da chamada.

Em dezembro de 2017, um Conselho Científico formado por 12 cientistas que atuam tanto no Brasil quanto no exterior, irão avaliar os projetos e divulgar os selecionados.

Para mais informações, acesse o site do instituto.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.