Ads Top

Inventaram um clone do Orkut (e funciona)

A internet brasileira amanheceu com o ressurgimento inesperado de um serviço: o Orkut. A rede social foi originalmente lançada em janeiro de 2004, uma semana antes do Facebook, e sobreviveu até 2014, quando foi desativada pelo Google. Mas alguém inventou uma réplica do site que marcou a adolescência de muita gente. E ele funciona.

Disponível em orkut.li, o site não tem relação com o Google, mas possui o mesmo layout e os recursos da antiga rede social. No formulário de cadastro, ele faz as perguntas que o Orkut fazia no passado, inclusive exigindo que os usuários tenham pelo menos 18 anos de idade. Depois do registro, o que se vê é uma volta ao passado: é possível enviar recados, ler sua sorte de hoje e acessar as comunidades.

A página de edição de perfil traz as inúmeras opções de antigamente: você pode informar seus programas de TV preferidos, a cor dos seus olhos e se gosta de animais de estimação, por exemplo. Claro que existe um campo “quem sou eu” para escrever o que quiser e dizer às pessoas que você só add com scrap. Na página inicial, o site mostra quem acessou seu perfil recentemente.

Também dá para acessar o diretório de comunidades e até criar uma nova; eis a do Tecnoblog. As mais populares, como a “Eu odeio acordar cedo”, já estão no site. No entanto, muitos recursos não estão funcionando: nada acontece quando você tenta participar de uma comunidade, e ainda não é possível criar tópicos de discussão.

Cuidados

O domínio orkut.li não foi criado pelo Google. Ele foi registrado em 4 de agosto de 2006, quando o Orkut ainda estava em seu auge, e está em nome de uma pessoa chamada Murillo Faga, com endereço na Avenida Paulista, mas nada garante que os dados não sejam falsos. O endereço aponta para os servidores do CloudFlare, um serviço de cache que também utilizamos aqui no TB, e não é possível saber onde ele está hospedado.

No meio dos meus testes, o Chrome passou a mostrar uma tela vermelha, afirmando que o site tem suspeita de phishing, por isso é bom ter cautela — especialmente com um recurso potencialmente perigoso, que permite importar dados da sua conta do Facebook.

Inventaram um clone do Orkut (e funciona)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.