Ads Top

Jane Grey: a rainha que ficou só 9 dias no trono da Inglaterra

 (Foto: Wiki Commons)

 

Jane Grey ou a “Rainha dos Nove Dias”, como é mais conhecida, era filha da sobrinha do rei Henrique VIII. Apesar da distância familiar, ela quebrou a hegemonia da dominante família Tudor — durante pouquíssimo tempo. 

Próximo à morte, o jovem rei Eduardo VI nomeou Grey como sua sucessora, contrariando as reivindicações de suas irmãs Maria e Elizabeth (ou Isabel) — o que provocou certo desconforto na corte inglesa da época. Jane era conhecida por ser muito culta e protestante ferrenha, além de muito bem educada.

Acompanhe a trajetória da monarca através da linha do tempo:

25 de maio de 1553
Jane Grey se casa com Guildford Dudley, filho do Duque de Northumberland, regente de Eduardo.

6 de julho de 1553
O rei Eduardo VI morreu de tuberculose, com apenas 15 anos. Suspeitas de envenenamento foram levantadas após sua morte, mas nada foi confirmado.

9 de julho de 1553
Em um encontro secreto com o Duque, seu marido e sua família, Grey descobriu que seria a próxima rainha da Inglaterra. Ela desmaiou com a surpresa, mas ficou honrada em aceitar o cargo.

10 de julho de 1553
A rainha se apossou oficialmente do trono e chegou à Torre de Londres, onde brigou com a sogra e o marido por não querer deixá-lo governar. Ela também recebeu uma carta de Maria Tudor que reconheceu seus direitos.

11 a 18 de julho de 1553
O Duque de Northumberland calculou mal. Enquanto Grey governava, Maria andava pela Inglaterra colecionando apoiadores para o que viria a seguir. A então rainha mal sabia o que estava acontecendo.

+ Leia também: O que vai acontecer quando a rainha da Inglaterra morrer

19 de julho de 1553
Maria tomou posse do trono com apoio governamental e popular, transformando o palácio de Grey em uma prisão. O pai da Rainha dos Nove Dias organizou uma rebelião contra Maria Tudor. Por mais que Grey não estivesse participando do plano, ela sofreu com as consequências.

12 de fevereiro de 1554
Jane Grey e seu marido foram executados porque a antiga rainha insistia em tentar recuperar o trono. Após sua morte, a governante foi considerada uma mártir para a causa protestante.

Maria Tudor ficou aproximadamente cinco anos no poder, quando morreu e foi substituída por sua irmã, Elizabeth I.

Jane Grey foi fiel as suas crenças até o fim (Foto: Wiki Commons)

 

(Com informações de Smithsonian.com.)

Leia mais:
Arqueólogos encontram câmara fúnebre perto de Stonehenge
10 maneiras de mudar o rumo da história
+ A verdadeira Guerra dos Tronos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.