Ads Top

Livros do mundo todo salvam biblioteca destruída pelo Estado Islâmico

 (Foto: libcentral.uomosul.edu.iq)

 

O blogueiro anônimo conhecido como Mosul Eye está coletando livros para reconstruir a biblioteca da Universidade de Mosul, no Iraque, destruída pelo Estado Islâmico durante o período em que a milícia terrorista dominou a área. As doações podem chegar de todos os lugares do mundo, e as obras podem falar sobre qualquer assunto e estar em qualquer língua.

"As pessoas têm nos mandado livros da Austrália, Europa, Estados Unidos... Todos de diferentes assuntos e línguas", contou o ativista ao BuzzFeed.

Desde 2014, quando a cidade foi tomada pelos radicais, o blogueiro tem noticiado o que ocorre em Mosul por meio de seu site, mas nunca se identificou por medo do que poderia acontecer. Segundo ele, as obras literárias foram destruídas e queimadas porque o Estado Islâmico as considerava blasfemas ou porque apresentavam fatos de ciência "inútil" ou "ilegítima".

Durante a ocupação da cidade, o grupo terrorista fez com que alguns professores reescrevessem os livros da biblioteca de acordo com o que o Estado Islâmico acredita ser melhor para a educação do califado. 

 (Foto: Mosul Eye)

 

Até agora 10 mil livros já foram arrecadados por Mosul Eye, mas o objetivo é chegar a 200 mil. Os esforços agora estão centrados em conseguir obras de medicina, ciência e humanidades, além de um local para a biblioteca ser reconstruída.

O endereço para enviar contribuições é: Iraq - Erbil - Sadunawa, atrás do prédio do Hotel Erbil International (Sheraton).

 (Foto: Mosul Eye)

 

Leia também
+ Paquistanesa de 13 anos cria projeto para ler um livro de cada país
+ 6 mitos sobre o Estado Islâmico

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.