Ads Top

#Luneta 53: Há dois anos, descobrimos que em Plutão bate um coração

Plutão sendo visitado pela sonda New Horizons (Foto: Reprodução)

Há exatos dois anos hoje, neste 14 de julho, um número enorme de humanos do planeta Terra acompanhava ansiosamente um evento que ocorria a bilhões de quilômetros de nossa casa planetária. Naquele já distante ano de 2015, a sonda New Horizons, da Nasa, fazia sua máxima aproximação de Plutão, após uma longa jornada de mais de nove anos.

E, para a surpresa de todos, viu que na superfície daquele mundo distante há um coração gelado.

Quando a missão partiu da Terra, em janeiro de 2006, Plutão ainda era considerado um planeta aos olhos dos astrônomos. Foi só poucos meses depois, em agosto, que a União Astronômica Internacional fez uma revisão nos critérios para caracterizar um planeta. E Plutão acabou rebaixado.

Leia também:
+ Novas evidências reforçam hipótese do Planeta 9
+ Astrônomos descobrem a menor estrela de todas já encontradas

Anão ou não, as mais de 1200 imagens e os muitos gigabytes de dados que a sonda nos transmitiu (mesmo na velocidade da luz, a viagem leva mais de quatro horas!) não deixaram um pingo de dúvida: Plutinho é mesmo um pequeno notável.

Para a surpresa dos astrônomos, ficou claro que aquele mundo é um lugar dinâmico e geologicamente ativo, com muitos processos acontecendo ao mesmo tempo e uma enorme riqueza de formas e cores, na terra e no ar.

Muitas coisas foram aprendidas desde então. E é justamente uma retrospectiva dessas descobertas que faz o Luneta Live* desta semana — homenagem aos dois anos deste sobrevoo histórico e uma celebração do fascínio de Plutão.

No programa, você confere também: as imagens da Grande Mancha Vermelha de Júpiter tiradas pela sonda Juno, a apresentação de uma orquestra tocando um hino marciano e o orçamento apertado da NASA coloca em risco planos para missão tripulada a Marte nos anos 2030.

* O Luneta Live é transmitido ao vivo todas as sextas na página da Revista Galileu no Facebook. O programa vai ao ar às 17h para comentar as notícias astronômicas mais interessantes da semana, com análises sobre as histórias espaciais que viraram manchete no mundo todo. Acompanhe a seção também nas edições impressas da revista para ficar por dentro das principais novidades da astronomia e da exploração espacial!

Assista abaixo:

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.