Header Ads

Modem da Samsung para smartphones atinge 1,2 Gb/s no 4G

O 4G como o conhecemos tem um limite teórico de 100 Mb/s para download, mas o padrão vem recebendo melhorias para atingir velocidades mais altas. É por causa disso que a Samsung conseguiu criar um modem que chega a 1,2 Gb/s.

O truque é usar algo chamado CA, ou agregação de canais. Trata-se de combinar várias faixas de frequência na mesma estação rádio-base — como 700 MHz e 1.800 MHz — para transmitir dados a uma velocidade maior.

O modem da Samsung combina até seis frequências de uma só vez (6CA), e consegue baixar um filme em HD dentro de dez segundos. Isso faz parte do LTE Advanced, uma evolução do 4G.

Além disso, ele suporta tecnologia MIMO 4×4 (múltiplas entradas e saídas), que usa quatro rádios nas torres de celular e quatro antenas no seu smartphone — isso cria mais canais para receber e enviar dados na mesma faixa de frequência. E, graças à modulação 256 QAM, é possível transportar três vezes mais dados no mesmo espaço espectral.

A velocidade teórica de 1,2 Gb/s, claro, seria difícil de alcançar na vida real. No Brasil e mesmo nos EUA, as operadoras só usam agregação de três canais; e o congestionamento de rede também atrapalha as coisas.

No entanto, isso significa que não teremos que esperar pelo 5G para velocidades maiores. O próprio Galaxy S8 já tem um modem com 5CA (agregação de cinco canais) que é capaz de chegar a 1 Gb/s, como demonstra a operadora americana T-Mobile neste vídeo:

Enquanto isso, o modem 6CA da Samsung começará a ser produzido no final de 2017, então provavelmente não dará as caras no Galaxy Note 8 — mas poderia aparecer no Galaxy S9.

Com informações: Samsung, Engadget.

Modem da Samsung para smartphones atinge 1,2 Gb/s no 4G

Nenhum comentário

-Antes de sair lembre-se de COMENTAR nós damos muito valor a opinião do leitor(você)
-Críticas e elogios serão aceitos para que possamos melhorar cada vez mais.
-Diga com suas propias palavras
-Não use palavras de baixo calão

BOM AGORA QUE JA LÊU JA PODE COMENTAR!
Diga oque voce achou dessa publicação?

Tecnologia do Blogger.