Ads Top

O elevador que se desloca para os lados virou realidade

A maioria dos prédios com elevador usa o clássico design criado no século XIX: uma cabine segurada por cabos que se desloca verticalmente. A alemã ThyssenKrupp decidiu fazer um modelo completamente diferente: ele não usa cabos, e pode se mover para os lados também.

O ThyssenKrupp Multi vem sendo desenvolvido há três anos, e seu primeiro cliente é o prédio residencial East Side Tower, atualmente sendo construído em Berlim.

Em vez de cabos, o Multi usa levitação magnética, a mesma tecnologia presente em trens de alta velocidade. Cada cabine possui ímãs que interagem com uma bobina magnetizada ao longo dos trilhos, explica a Wired. O elevador liga e desliga estas bobinas para criar fortes campos magnéticos e se deslocar.

E como o Multi se move para os lados? Isso é possível graças aos trocadores, que fazem rotações de 90 graus e mudam a direção dos trilhos. A cabine, no entanto, tem rolamentos para sempre permanecer na mesma posição — ela não se move quando alterna entre movimentos na vertical e na horizontal.

Este elevador não se desloca tão rápido: ele varia entre 18 km/h e 25 km/h — contra os 73,8 km/h do recordista mundial, desenvolvido pela Mitsubishi Electric e instalado em Xangai.

Em vez de velocidade, o foco é aumentar o volume de passageiros transportados. Você pode ter várias cabines no mesmo poço de elevador; e quando uma cabine bloqueia outra, ela pode se mover para a esquerda ou para a direita e sair do caminho.

Talvez você esteja preocupado com a segurança, mas vale lembrar que a ThyssenKrupp já tem um elevador com mais de uma cabine por poço. O Twin possui um sistema de segurança com quatro estágios, para garantir que as cabines mantenham uma distância mínima entre si, e ativem o freio de emergência se necessário. O Multi segue as mesmas diretrizes.

A ThyssenKrupp segue testando o Multi em uma torre na Alemanha, e vem finalizando suas certificações de segurança. Se tudo der certo, esta pode ser uma versão real do Wonkavator, elevador usado por Willy Wonka em A Fantástica Fábrica de Chocolate; ou do Turbolift visto em Star Trek.

Com informações: Wired, ThyssenKrupp.

O elevador que se desloca para os lados virou realidade

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.