Ads Top

O novo 'Homem-Aranha' é o filme de super-herói do qual precisávamos

'Homem-Aranha: De Volta ao Lar': estrelado por Tom Holland, filme estreia no Brasil em 6 de julho (Foto: Divulgação )

 

Em uma das cenas de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Peter Parker, vestido de Homem-Aranha, corre atrás de um grupo que parece estar vendendo armas com tecnologia alienígena e decide pegar um atalho pelos quintais de um bairro residencial. 

Ao longo da perseguição, Parker tropeça, corre, joga teias sem jeito e brinca com os donos das casas pelas quais passa. Se a referência de primeira passa batido, a televisão em um dos quintais a entrega: Curtindo a Vida Adoidado (1986), em cuja cena final Ferris Bueller atravessa várias residências para chegar à própria antes de a sua família se dar conta da sua saída.

O novo Homem-Aranha, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 6 de julho, tem muito mais de filmes clássicos como Curtindo a Vida Adoidado Negócio Arriscado (1983) do que das produções mais recentes sobre super-heróis. Apesar de já ter sido representado no cinema outras duas vezes, esta é a primeira em que Peter Parker parece o adolescente que é. 

Em vez de confuso ou bravo, o rapaz, interpretado pelo britânico Tom Holland, fica bastante empolgado com a possibilidade de ter superpoderes. O longa escolhe explorar essa empolgação e a sede excessiva de ir ao pódio em um momento da vida em que as vontades são muitas, mas a disposição dos adultos em ouvi-las ou levá-las a sério é praticamente nula.

Após os acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil (2016), o jovem Homem-Aranha volta para o apartamento onde mora com a tia, May, em Nova York. A participação na equipe do Homem de Ferro o fez acreditar que já fazia parte dos Vingadores. Mas a realidade vem como um balde de água fria: no momento, Tony Stark só precisa que ele cuide dos pequenos delitos ocorridos na Big Apple, sem causar grandes problemas.

Tom Holland como Homem-Aranha em novo filme (Foto: Divulgação )

 

Parker até tenta, mas acaba descobrindo um esquema de tráfico de armas construídas com peças da tecnologia Chitauri que foram deixadas para trás pelo exército de Loki em Os Vingadores (2012). A rede é conduzida por Adrian Toomes (Vulture), um operário que, após perder seu negócio para Tony Stark, decide se vingar desenvolvendo as tais armas e cria um par de asas tecnológicas para si mesmo. O personagem, nada ironicamente, é interpretado por Michael Keaton, que deu vida ao Birdman, em 2014.

Ignorado pelos adultos, o jovem Homem-Aranha decide resolver o problema sozinho, dando início à sua aventura: tudo isso enquanto frequentas as aulas, se diverte com o amigo Ned e pensa em como chamar a menina de quem gosta, Liz, para o baile da escola. 

O carisma do filme é proporcional ao do elenco, que é brilhante e diverso, com vários atores negros e latinos em papeis principais.

Quando interpretaram o herói pela primeira vez, Tobey Maguire e Andrew Garfield tinham 27 e 28 anos, respectivamente. Tom Holland tinha 20 durante as gravações de Homem-Aranha: De Volta ao Lar e, além de dar o tom de diversão e confusão de um adolescente, se parece bastante com um. 

Mas Holland não carrega o filme sozinho: além de aparições de Robert Downey Jr. como o Homem de Ferro e Jon Favreau como Happy Hogan, Peter Parker conta com Ned, um amigo que, sem querer, acaba descobrindo que ele é o Homem-Aranha de quem todo mundo anda falando. Este é um dos primeiros papeis do jovem ator Jacob Batalon e ele o tira de letra, roubando a cena em vários momentos do filme. E as aparições de Zendaya (No Ritmo) e Donald Glover (Community e Atlanta) apesar de breves, são marcantes.

Ned e Peter em 'Homem-Aranha: De Volta ao Lar' (Foto: Divulgação )

 


Para quem já conhecia o Homem-Aranha nas versões de Maguire e Garfield, vale dar uma chance à de Holland, que é muito boa — e não é só sorte de iniciante. 

Leia também
+ DC x Marvel: quem consegue adaptar melhor as histórias em quadrinho para seriados?
+ 11 imagens do antes e depois dos superheróis

Gostou desta matéria? Tem muitas outras de onde ela veio: no aplicativo da GALILEU, você pode conferir os nossos conteúdos mais recentes com apenas alguns toques no seu celular. Ah, e de forma gratuita! :) Saiba como baixar aqui.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.