Header Ads

O ônibus elevado da China era mesmo uma fraude

No ano passado, a China começou a testar um ônibus elevado para transportar passageiros acima dos carros em uma avenida. No entanto, o projeto levantou suspeitas de fraude e ficou paralisado desde então. Agora, ele está chegando ao fim.

O Transit Elevated Bus, ou TEB, é um veículo que se desloca ao longo de trilhos para levar até 300 passageiros acima do trânsito de uma avenida. Ele foi testado em agosto de 2016 na cidade de Qinghuangdao.

Na época, o projeto já parecia questionável. De acordo com fotos tiradas pelo site Car News China, parece que tudo foi feito às pressas: a tinta da estação de embarque já estava descascando, e o veículo usava um ar-condicionado residencial.

O TEB não é tão prático porque roda em trilhos, apesar dos pneus de borracha — isso requer infraestrutura adicional. Além disso, ele impede a passagem de caminhões e carros mais altos.

A pista de 300 metros deveria ter sido desmontada pouco tempo após o teste, o que não aconteceu. Segundo a CNN, o veículo está piorando o trânsito da cidade: “carros viajando em ambos os sentidos têm que se aglomerar para evitar os trilhos de teste e o ônibus com 8 m de largura”. Autoridades locais dizem que os trilhos serão removidos até o final de julho.

E, segundo o Quartz, a polícia de Pequim anunciou esta semana que está investigando a empresa por trás do TEB; mais de 30 pessoas foram detidas. Agências de notícias da China dizem que o veículo era um golpe publicitário para um programa de empréstimos peer-to-peer.

A plataforma de investimento se chama Huaying Kailai, e foi usada para arrecadar dinheiro de investidores individuais para desenvolver o ônibus. Ela é comandada por Bai Zhiming, que também é diretor executivo da TEB Technology Development — ele se descreve como “o pai do TEB” no Weibo (serviço chinês semelhante ao Twitter). Zhiming foi detido pela polícia.

Com informações: Quartz.

O ônibus elevado da China era mesmo uma fraude

Nenhum comentário

-Antes de sair lembre-se de COMENTAR nós damos muito valor a opinião do leitor(você)
-Críticas e elogios serão aceitos para que possamos melhorar cada vez mais.
-Diga com suas propias palavras
-Não use palavras de baixo calão

BOM AGORA QUE JA LÊU JA PODE COMENTAR!
Diga oque voce achou dessa publicação?

Tecnologia do Blogger.