Ads Top

O que é VoLTE e como ativar a ligação por 4G

Um levantamento feito pela Anatel em junho aponta que mais de 1,7 mil cidades no Brasil já possuem viabilidade técnica para receber a frequência de 700 MHz no 4G. Essa faixa, junto com as de 1.800 MHz e 2.600 MHz, abre espaço para a ativação da tecnologia VoLTE.

O que é isso?

A sigla VoLTE significa Voice over LTE (Long-Term Evolution), ou seja, possibilita ligações telefônicas pela rede LTE (que é vendida no Brasil simplesmente como 4G). Sim, pode parecer estranho, mas o 4G não foi desenvolvido originalmente para funcionar com voz — antes do padrão VoLTE, eram feitas apenas transferências de dados.

Como resolver o problema, então? Você já deve imaginar que é pelo VoLTE, já que chegou a este post. Sem essa tecnologia, a operadora derruba automaticamente a conexão do seu celular para 2G ou 3G assim que você faz ou recebe uma ligação.

Por que agora?

Antes do lançamento das novas frequências do 4G no Brasil, nem se cogitava usar o VoLTE: para evitar quedas ou instabilidades nas ligações, era mais fácil (e seguro) rebaixar a conexão para 2G ou 3G. Mas isso está mudando: como milhares de cidades podem ter a faixa de 700 MHz, há mais estabilidade em ambientes internos e maior cobertura por antena, o que possibilita a ativação do padrão.

Leia também: Qual operadora tem a melhor cobertura 4G no Brasil?

Para melhorar, as outras faixas de 1.800 e 2.600 MHz podem ser agregadas ao sinal, tornando a conexão ainda mais rápida, estável e passível de suportar uma ligação VoIP. Essa estabilidade é importante porque as ligações também são transferidas pela internet móvel (sem cobrança na franquia de dados).

Além disso, se os dois lados da chamada estiverem fazendo a ligação por VoLTE, a qualidade tende a ser melhor, já que o padrão utiliza um codec de áudio superior — algumas operadoras no exterior, inclusive, chegaram a comercializar a tecnologia como “chamadas HD”.

A TIM é a primeira operadora a anunciar o VoLTE no Brasil. A tecnologia já está sendo testada nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e deverá ser liberada em julho nas capitais onde a empresa trabalha com 4G de 700 MHz: Fortaleza, Maceió, Recife, Natal, Brasília, Campo Grande, Teresina, Boa Vista e Rio Branco.

Como checar se o VoLTE está ativado?

Enquanto as operadoras não ativam o VoLTE, você pode ver se o seu smartphone já está pronto para usar as ligações pela rede de 4G. No iPhone, entre em Ajustes > Celular > Opções de dados celulares > Ativar LTE. Basta ativar a opção Voz e Dados.

No Android, siga os passos abaixo:

  1. Entre no aplicativo de Telefone e digite *#*#4636#*#* ou baixe o aplicativo Network Mode, especialmente em smartphones Galaxy;
  2. Role a tela até o fim e toque em Ativar sinalizador provisionado VoLTE;
  3. Se a opção for para desativar, o seu celular já suporta o VoLTE. Se você não encontrar essa opção, seu smartphone provavelmente não suporta o padrão;
  4. Reinicie o celular.

Conforme o padrão de VoLTE for sendo adotado no Brasil, atualizaremos este post com as operadoras que já liberaram o recurso.

O que é VoLTE e como ativar a ligação por 4G

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.