Ads Top

OneDrive deixa de suportar drives que não estejam formatados em NTFS

De surpresa, a Microsoft liberou uma atualização para o aplicativo do OneDrive que impede a sincronização de arquivos em partições que não estejam formatadas em NTFS. A mudança gerou reclamações de usuários que, repentinamente, viram o serviço de nuvem parar de funcionar corretamente.

OneDrive

O maior problema é que a Microsoft não comunicou a mudança previamente aos usuários afetados. Nos últimos dias, eles passaram a ver uma mensagem informando que “o local onde você está tentando criar a pasta do OneDrive pertence a um drive com um sistema de arquivo não suportado”, como mostra o MakeUseOf.

É verdade que NTFS é o padrão do Windows há muito tempo, e você dificilmente terá um drive formatado em outro sistema de arquivos, mas a medida afeta especialmente quem sincronizava os dados do OneDrive em um disco externo com exFAT ou mesmo o velho FAT32, por exemplo.

Sem contar que a restrição também vale para o ReFS (Resilient File System), que foi lançado pela Microsoft no Windows Server 2012 e um dia pode substituir o NTFS. Eu usava o ReFS no Windows 10 para criar um pool de armazenamento — meu desktop tinha dois HDs internos pequenos (320 e 500 GB), e eu aproveitava o recurso para juntá-los em um único volume sem fazer RAID.

Ao OnMSFT, a Microsoft deu a entender que, na verdade, o fato do OneDrive ter funcionado em outros sistemas de arquivos até então era um acidente. “A Microsoft descobriu que uma mensagem de aviso que deveria existir estava faltando quando um usuário tentou armazenar sua pasta do OneDrive em um sistema de arquivos não-NTFS, o que foi imediatamente corrigido”.

A solução é reconfigurar o aplicativo, indicando uma nova pasta de sincronização ou convertendo a partição para NTFS. Se o drive estava em FAT32, basta abrir o Prompt de Comando e digitar “convert letradaunidade: /fs:ntfs” para convertê-lo. Faça um backup antes.

OneDrive deixa de suportar drives que não estejam formatados em NTFS

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.