Ads Top

Os melhores aplicativos de lista de tarefas

Existem vários aplicativos que te ajudam se organizar. E existem vários de lista de tarefas que podem se adequar ao seu método de organização. Nós testamos os quatro principais apps de to-do list e respondemos à pergunta: qual o melhor app para você?

O melhor: Todoist

O Todoist é o meu aplicativo de lista de tarefas preferido. Ele é bem completo, mas ainda assim mantém um visual simples e sem te confundir. O diferencial do Todoist é que ele é bem inteligente: ao adicionar uma tarefa, você pode escrever “hoje, amanhã, quarta”, entre outros, que ele já vai entender que é uma data.

Os projetos, que categorizam as listas, também podem ser inseridos diretamente na tarefa, com o uso da hashtag (#). Além disso, é possível criar etiquetas para dar contexto ou um local, usando a arroba (@). Por meio das etiquetas, você consegue olhar o que precisa fazer quando estiver em casa ou no trabalho, por exemplo, independentemente dos projetos.

Também há a separação por prioridade (de um a quatro) para ajudar nos filtros e organização, representada pela exclamação dupla (!!1, !!2, !!3 e !!4). Você consegue inserir tudo isso em uma tarefa digitando: “Escrever post sobre lista de tarefas #Tecnoblog @Casa !!2 hoje”, colocando várias informações em uma tarefa de forma intuitiva e rápida.

Pode parecer confuso (eu mesmo não uso tudo isso no dia a dia), mas ajuda bastante somente escrever “amanhã” ou colocar #Unesp quando estou anotando o que preciso fazer para a faculdade, por exemplo. Se você precisar reagendar uma tarefa, basta deslizá-la para a esquerda e várias opções de datas aparecem. O app até sugere uma data, baseado nas informações da tarefa e em outros afazeres que você tem registrado.

O Todoist também usa alguns filtros (somente prioridade 1, sem data definida, etc.) para te ajudar na hora de encontrar as tarefas. Por fim, há uma adição interessante de “karma”: quanto mais tarefas você completa e bate a sua meta, mais karma você ganha. Se você chegar ao nível Profissional ou Expert, pode ganhar até cupons premium do app.

Outros

Wunderlist

Diferente do Todoist, o Wunderlist é bem mais simples – e isso não é necessariamente ruim. Há diferentes listas que você pode criar para organizar as suas tarefas, hastags que pode adicionar para facilitar a categorização e campos adicionais para outras informações, como notas ou subtarefas.

Há alguns recursos adicionais, como mudar o fundo da tela ou compartilhar tarefas com os seus contatos, mas no geral é isso. Sem comandos inteligentes ou recursos avançados. Para esse tipo de atividade, tem gente que pode preferir um app mais simples mesmo.

Vale lembrar que em algum futuro próximo o Wunderlist vai ser substituído pelo To-Do, novo aplicativo de lista de tarefas lançado pela Microsoft. Vamos ver se ele também é bom.

To-Do

Logo de cara, o To-Do passa uma boa impressão: o visual renovado e as ferramentas intuitivas mostram que ele vai ser um bom substituto do Wunderlist. Logo de cara, a primeira tela que aparece é a de Meu Dia, que contém o que você precisa para fazer hoje. Se você deixar alguma tarefa para o dia seguinte, o To-Do vai te avisar na tela de Sugestões no canto superior direito.

Você pode criar outras listas para se organizar, definir lembretes, repetir tarefas e fazer anotações. Se decidir migrar para o To-Do, pode importar as tarefas pendentes do Wunderlist ou Todoist. E só: não há outros recursos, reforçando a simplicidade que o Wunderlist também passa.

Any.do

Para finalizar, temos o Any.do, que é um pouco diferente dos tradicionais apps de lista de tarefas. Para começar, ele já oferece algumas ações pré-definidas antes de você escrever o que tem que fazer: Ligar, checar, pegar, comprar são algumas das opções.

O que mais me estranhou no aplicativo foi precisar sincronizar com o calendário para estipular um dia certo para cada tarefa. Na página inicial do aplicativo, além de hoje e amanhã, tem “Em breve” e em “Algum dia”, o que pode até ser legal para não misturar o conceito de lista de tarefas com o de agenda, mas não combinou muito com o meu estilo.

Criar outra lista é meio confuso. Você precisa ir no botão superior esquerdo para alternar entre as categorias e criar novas. As tarefas não têm etiquetas ou hashtags (como no Wunderlist), então não dá para manter um controle muito bom.

É possível adicionar mais informações na tarefa, mas também é confuso: você precisa clicar na tarefa, ir no quarto ícone e a tela da terceira screenshot vai aparecer. A parte legal é que, se você tem um iPhone, as tarefas adicionadas pela Siri no Lembretes vão ser automaticamente sincronizadas no Any.do.

Qual aplicativo de lista de tarefas você prefere?

Os melhores aplicativos de lista de tarefas

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.