Ads Top

Por que você não deve fechar apps manualmente no iOS

Parece que às vezes pensamos que nosso sistema operacional não é inteligente, e o tratamos como um bebê — o que nos faz perder tempo com tarefas geralmente inúteis, como ficar gerenciando o consumo de RAM do Windows.

No iOS, essa sensação se manifesta na tela de aplicativos recentes: muita gente fecha manualmente o que está “rodando” em segundo plano, acreditando que isso melhora o desempenho do iPhone ou reduz o consumo de bateria. E de vez em quando surgem publicações como a de John Gruber, no Daring Fireball, para reforçar que, na verdade, isso só piora as coisas.

O próprio vice-presidente de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, respondeu a uma dúvida em 2016: um usuário queria saber se Tim Cook fechava aplicativos manualmente e se isso era necessário para preservar a duração da bateria. O CEO direcionou o e-mail a Federighi, que respondeu: “Não e não”.

Por quê? Porque o multitarefa do iOS é bastante controlado. Como explica John Gruber: “Apps em segundo plano estão efetivamente ‘congelados’, limitando severamente o que eles podem fazer em background e liberando a RAM que estavam consumindo”. Ele completa: “descongelar um aplicativo congelado consome bem menos processamento do que executar novamente um app fechado de maneira forçada”.

Isso significa que, se você tem o hábito de pressionar duas vezes o botão Home e ficar deslizando o dedo para cima freneticamente, seu iPhone (que já não tem uma bateria maravilhosa, vamos combinar) tende a gastar mais bateria. Além disso, outros aplicativos não serão executados mais rapidamente: o próprio iOS libera a RAM necessária quando um aplicativo em primeiro plano está funcionando.

Então para que serve o recurso de fechar aplicativos no iOS? Bem, o único artigo de suporte que encontrei mencionando o recurso diz: “Se um app não estiver respondendo, force o encerramento dele”. É isso: é um recurso para ser utilizado somente quando algo der errado.

Com tanto tempo economizado, você pode colocar as séries em dia, ler um livro ou dormir até mais tarde. Sempre vale lembrar deste infográfico (para um adulto, o ideal é ter de 7 a 9 horas de sono por dia):

Por que você não deve fechar apps manualmente no iOS

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.