Ads Top

Prepare-se para avisos “este conteúdo é exclusivo para assinantes” no Facebook

Jornais e revistas lidam há anos com um dilema: produzir jornalismo custa caro, mas existe uma abundância de notícias oferecidas gratuitamente na internet. A solução que muitos veículos vêm adotando é o paywall: leia até 10 notícias de graça, depois pague por uma assinatura.

É possível “driblar” isso usando o Facebook: caso o jornal publique suas notícias na plataforma Instant Articles, disponível no iOS e Android, você pode ler todas sem limite mensal. No entanto, isso vai mudar em breve.

O Facebook começará a testar em outubro a opção de paywall. O veículo poderá bloquear os leitores após 10 artigos lidos em um mês, e direcioná-los para adquirir uma assinatura digital (ou para fazer login caso já seja assinante).

Os detalhes ainda são escassos: ainda não sabemos, por exemplo, se o Facebook ficará com parte da receita de assinaturas compradas através do app. A novidade, segundo o The Street, foi anunciada em uma conferência por Campbell Brown, chefe de serviços de notícias na rede social.

Mas cobrar assinatura por notícias dá certo? Surpreendentemente, sim. A Folha de S.Paulo, por exemplo, teve um aumento de 24% em clientes digitais no ano passado. Na verdade, o número de assinaturas online já é maior que o de exemplares impressos.

Enquanto isso, O Globo teve aumento de 25% no mesmo período; o Estadão, 17%; a revista Veja, quase 44%. É importante notar, no entanto, que assinaturas digitais custam bem menos que o pacote online + impresso.

Nos EUA, isso também vem acontecendo. O New York Times tem quase dois milhões de assinantes online, e os números não param de crescer. O Washington Post, adquirido há alguns anos por Jeff Bezos, tem receita digital de US$ 60 milhões por ano.

Bezos, que também é dono da Amazon, disse recentemente: os leitores “sabem que o jornalismo de alta qualidade é caro para produzir, e eles estão dispostos a pagar por isso, mas você tem que pedir que eles paguem. Nós reforçamos o nosso paywall e, toda vez que fazemos isso, as assinaturas aumentam”.

Ou seja, prepare-se para ver mais mensagens do tipo “este conteúdo é exclusivo para assinantes”, ou “fazer jornalismo de qualidade exige recursos”.

Com informações: Engadget.

Prepare-se para avisos “este conteúdo é exclusivo para assinantes” no Facebook

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.