Ads Top

Processadores AMD Ryzen falsos estão sendo vendidos na Amazon e eBay

A AMD está apostando forte na linha de processadores Ryzen, focados em desempenho, para acirrar sua disputa com a Intel. Parece que o interesse nesses chips está tão grande que alguns maus elementos vêm apelando para a falsificação.

Usuários do Reddit relatam que processadores Ryzen falsos estão sendo vendidos em sites como Amazon e eBay, às vezes por terceiros, às vezes pela própria loja. Na verdade, eles são chips Intel Celeron de baixo custo.

Processador com adesivo falso do AMD Ryzen

O Tom’s Hardware explica o processo: alguém compra processadores AMD Ryzen 7 1800X caros e legítimos, escaneia o dissipador térmico, e imprime um adesivo para aplicar em um Celeron antigo.

Depois, essa pessoa coloca o processador falsificado na caixa e revende diretamente na internet. Ela também pode devolver o produto e pedir reembolso; a loja vai revender o chip para outra pessoa, sem saber que é fake.

Por sua vez, o processador legítimo é revendido como peça de fabricante, em uma caixa genérica; ou como parte de um PC montado.

Evitar esse tipo de fraude pode ser difícil. A AMD tem uma página com dicas para reconhecer um processador falso, mas isso depende da caixa — que pode ser legítima mesmo que o chip não seja.

O jeito é comprar direto de grandes varejistas, em vez de terceiros, o que facilita devoluções no caso de um processador falso. Caso você queira comprar por revendedores, fique de olho nas avaliações, especialmente nas mais recentes.

Com informações: Tom’s Hardware, ExtremeTech.

Processadores AMD Ryzen falsos estão sendo vendidos na Amazon e eBay

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.