Ads Top

Reino Unido proíbe anúncios com estereótipos de gênero

 (Foto: Reprodução)

 

Atribuir a cor rosa às meninas e o azul aos meninos, reforçando estereótipos de gênero, não será mais permitido em comerciais no Reino Unido. A decisão é da Advertising Standards Authority’s (ASA), agência de regulamentação de propagandas.

A medida foi tomada com base na atual legislação que proíbe anúncios que retratem as mulheres como objetos sexuais ou extremamente magras.

Em relatório, a ASA divulgou que atribuir atividades divididas por gênero pode fazer mal à crianças e adultos. Entre os exemplos de materiais que serão banidos estão propagandas em que as mulheres aparecem limpando a casa e cuidando dos filhos sem receber nenhuma ajuda.

Também serão banidos materiais que mostrem homens falhando ao realizar tarefas domésticas e crianças sendo proibidas de fazerem atividades ‘“inapropriadas” ao seu gênero. 

Como exemplo para os menores, há o comercial do cereal Weetabix para televisão. Uma menina vestida de rosa brinca com bonecas, dança, desenha corações num diário e faz carinho no cachorro da família.

Enquanto isso, o menino, de azul, é um super-herói que ri das atividades da garota e atrapalha o que ela está fazendo, passando a imagem que garotos são bagunceiros. Assista ao vídeo:

Leia também: 
+ Tudo o que você sabe sobre gênero está errado
+ Estudo revela que Brasil é líder em igualdade de gênero na ciência

A ASA também irá ficar de olho em anúncios que estereotipam adultos. Representar homens como pais desastrados ou como dominadores poderão ser proibidos. 

Outro exemplo é um comercial do perfume Dior Homme, com o ator Robert Pattinson. Ele é um personagem dominante, que segura o pescoço da modelo Camille Row enquanto a beija. Além disso, ele a guia pela mão, a carrega, dirige o carro e opera um projetor de filme enquanto ela apenas o segue. Confira o vídeo.

(Com informações de QZ)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.