Ads Top

Robô encontra combustível derretido em reator de Fukushima

 (Foto: Reprodução Tepco)

 

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) alegou ter encontrado o que parece ser combustível derretido pelo incidente na usina de Fukushima, em 2011. Graças ao robô chamado de Little Sunfish (pequeno peixe-lua, em tradução livre), que mostrou alguns restos que parecem combustível, os especialistas puderam deduzir a presença da substância no local.

O incidente ocorreu após um terremoto de magnitude 9 quando a usina se desestabilizou. Um tsunami subsequente comprometeu os geradores de energia responsáveis por esfriar o equipamento do local. Essas falhas levaram a fusões e explosões do material nuclear do reator, o que resultou em vazamento do material químico altamente perigoso.

Takahiro Kimoto, representante da Tepco, contou ao Japan Times que algo que tinha uma temperatura muito alta derreteu objetos da estrutura: "É natural pensar que partes do encanamento do combustível estejam misturados [na estrutura]", afirma.

A remoção desse material é essencial, mas pode demorar décadas e custar bilhões de dólares. Robôs como o Little Sunfish já entraram em pane por conta do alto índice de radiação do local, o que dificulta ainda mais a tarefa.

Para ver o vídeo da expedição do robô, clique aqui.

(Com informações de New Scientist.)

Leia mais:
Pesquisadores brasileiros criam combustível de foguete mais barato
Javalis radioativos estão impedindo a volta da população de Fukushima

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.