Ads Top

Rosto de líder peruana que viveu há 1,7 mil anos é reconstruído

Reconstrução da face da Senhora de Cao, no Peru (Foto: Divulgação/ Flickr/ Ministerio de Cultura Perú)

 

Com auxílio do Ministério da Cultura do Peru, especialistas reconstruíram a face da Senhora de Cao, que pode ter governado o norte do país há 1,7 mil anos. Também conhecida como Dama de Cao, autópsias recentes revelam que ela morreu durante o parto quando tinha entre 20 e 30 anos.

A estruturação do crânio e o revestimento foram realizados com tecnologia forense 3D a partir de restos mumificados de pessoas daquela época e da própria mulher. O corpo de Cao apresentava vestígios de tatuagens de aranha, cobra e outras formas geométricas, características que lhe renderam o apelido de "A Senhora Tatuada".

Os arqueólogos utilizaram um scanner de laser industrial portátil para analisar o corpo de Cao e um software para descobrir como era a estrutura óssea de seu esqueleto. Segundo a National Geographic, que participou do projeto, os métodos são considerados pioneiros para esse tipo de procedimento, que precisou de dez meses de dedicação dos especialistas. 

Leia também: 
+ Arqueólogos encontram restos de sacrifícios humanos no Peru
+ Descoberta de ossos muda a história do Homo sapiens como a conhecemos

Dama de Cao

Há duas hipóteses sobre a Senhora de Cao. A primeira é de que ela tenha sido esposa de um importante governante. A segunda e a mais apoiada por especialistas é a de que tenha sido uma líder política ou religiosa, já que foi encontrada há 12 anos coberta de armas, ouro, prata e objetos de cobre num caixão todo decorado. 

A informação é relevante porque pode acabar com a crença de que apenas homens tinham posições de poder na cultura pré-hispânica Moche — ou Mochica — , civilização que habitou o Vale do Chicama entre 100 a. C. e o ano 800.

A imagem dela, assim como uma réplica de sua múmia, está em exposição no Museu de La Nación na cidade de Lima, no Peru.  

Réplica da múmia da Senhora de Cao, exposta em museu no Peru (Foto: Divulgação/ Flickr/ Ministerio de Cultura Perú)

 

(Com informações de Iflscience)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.