Ads Top

Rumor do dia: SoundCloud está mal das pernas e pode fechar em 50 dias

Não é novidade que o SoundCloud está mal das pernas: o serviço de streaming de áudio demitiu 173 funcionários na semana passada, cerca de 40% de sua força de trabalho. Mas uma publicação do TechCrunch vai além: ex-funcionários contam ao veículo que os desligamentos só foram suficientes para manter a empresa funcionando por mais 50 dias.

De acordo com as fontes, os fundadores Alex Ljung e Eric Wahlforss confessaram internamente que, mesmo demitindo quase metade dos 420 funcionários, a empresa tem dinheiro suficiente para operar somente até o início do quatro trimestre fiscal — que, no caso do SoundCloud, começa em setembro.

Oficialmente, a empresa negou as informações publicadas e afirmou que o quarto trimestre está totalmente garantido, embora confesse que está procurando por investidores. “Continuamos confiantes de que as mudanças feitas na semana passada nos colocaram no caminho da lucratividade e garantem a viabilidade a longo prazo do SoundCloud”, disse o serviço.

Junto com as demissões, o SoundCloud está fechando seus escritórios em San Francisco e Londres, de acordo com a Bloomberg. A ideia é cortar despesas, concentrando as operações em Berlim e Nova York.

O SoundCloud afirma que possui 175 milhões de usuários mensais, mas a informação não é aceita por todo mundo: analistas estimam a audiência real do serviço em 70 milhões. A empresa criou um plano pago, chamado SoundCloud Go, sem anúncios e com reprodução offline, por US$ 4,99, mas não fez muito barulho. Fundada em 2007, ela ainda não gerou lucro para os investidores.

Por motivos óbvios, dificilmente uma empresa confirma que vai encerrar suas operações em breve (vide o caso Xiaomi Brasil). A melhor decisão a se tomar, caso você seja usuário do SoundCloud, é fazer um backup dos arquivos da sua conta para não ser pego de surpresa. Já estamos fazendo o nosso.

Rumor do dia: SoundCloud está mal das pernas e pode fechar em 50 dias

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.