Ads Top

Rumor: Razer planeja lançar smartphone para gamers

Goste ou não da marca, a Razer é um nome forte no universo gamer. A companhia tem uma linha de produtos para o segmento que vai de fones de ouvido a laptops poderosos. A próxima grande investida da Razer pode ser o mercado móvel: a empresa estaria planejando lançar um smartphone especialmente desenvolvido para a jogatina.

Razer - fones

A informação vem da Bloomberg, que afirma ter ouvido fontes familiarizadas com o assunto. De acordo com elas, a companhia está se preparando para lançar uma oferta pública de ações na Bolsa de Valores de Hong Kong. A venda dos papéis pode fazer a empresa alcançar um valor de mercado de até US$ 5 bilhões e ter dinheiro suficiente para aumentar a sua variedade de produtos.

É da maior oferta de equipamentos, presumivelmente, que viria o celular. A compra da Nextbit pela Razer no início do ano reforça os rumores — a Nextbit ficou conhecida por desenvolver um smartphone com armazenamento nas nuvens.

Não está claro, porém, como seria o dispositivo da Razer. Mas, além do armazenamento “infinito” vindo da Nextbit, podemos pensar em tela de alta resolução para realidade virtual, hardware poderoso para processamento de games pesados e até alguns botões de joystick integrados.

Smartphone Robin, da Nextbit

Smartphone Robin, da Nextbit

Até o momento, a Razer não comentou a informação. Mas a ideia faz sentido, pelo menos se levarmos em conta que a marca vem tentando aumentar a sua participação no mercado gamer: a companhia tem apostado em uma moeda virtual específica para jogos chamada zGold e está desenvolvendo uma plataforma para eSports, para dar alguns exemplos.

O que pesa mesmo é a questão da relevância: será que há mercado para esse tipo de produto? As tentativas anteriores até chamaram atenção, mas não foram exatamente grandes sucessos. O exemplo mais emblemático, provavelmente, é o do N-Gage, mistura de celular com videogame portátil que a Nokia lançou em 2003.

Mas o exemplo mais próximo da possível proposta da Razer é o Xperia Play. Lançado pela Sony Ericsson em 2011, o dispositivo é um smartphone com Android 2.3 Gingerbread que se diferenciava na época por ter uma espécie de joystick deslizável na parte traseira.

Xperia Play

Xperia Play

Não dá para dizer que a ideia não era bacana — chegamos a fazer um review do Xperia Play no Tecnoblog. Porém, a tela não muito adequada para jogos e o preço elevado estão entre os fatores que ajudaram o dispositivo a não vender bastante.

Hoje, temos mais recursos tecnológicos e uma variedade muito maior de jogos para Android. Se a Razer tiver jogo de cintura para explorar esse cenário mais favorável, pode dar certo. Talvez o smartphone gamer da marca vire até símbolo de um novo e promissor nicho no mercado móvel.

Rumor: Razer planeja lançar smartphone para gamers

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.