Ads Top

Russos dizem que oposição usa spinners para controlar mente da população

Fidget spinner (Foto: Wikimedia/Árni Dagur)

 

Na Rússia, há quem acredite que os fidget spinners, brinquedos giratórios que viraram moda nos últimos meses, são uma forma de a oposição controlar a mente da população.

Segundo matéria do canal russo Rossiya 24, opositores ao governo de Vladimir Putin estão tentando recrutar jovens e arrecadar dinheiro a partir dos fidget spinners. "O motivo pelo qual esse brinquedo se tornou tão popular na Rússia é um mistério", diz o repórter que apresenta o material. "Por que promovê-lo tão ativamente para as massas?"

O programa afirma ainda que o objeto pode hipnotizar as pessoas e alerta que os espectadores não comprem spinners na rua e tomem cuidado para não adquirir brinquedos com elementos tóxicos.

Especula-se que a emissora, que apoia Putin, esteja tentando difamar o brinquedo porque ele foi usado por Alexei Navalny, advogado da oposição detido em junho. Na corte, Navalny colocou o objeto entre os dedos e começou a girá-lo.

Naquele mesmo mês, durante protestos contra a corrupção, ativistas, em sua maioria jovens, venderam spinners sob a propaganda "Spinners do Navalny".

A agência de proteção russa, Rospotrebnadzor, divulgou uma nota oficial sobre os fidget spinners nesta semana, afirmando que "tem ocorrido uma promoção agressiva dos spinners" voltada para crianças e adolescentes. "Considerando a ansiedade entre a comunidade de pais e professores, a Rospotrebnadzor, junto com instituições de pesquisas de saúde infantil, analisará o efeito do objeto em crianças, incluindo os possíveis impactos negativos", afirma a agência.

(Com informações dos jornais The Guardian The New York Times)

Leia também:
+ "Palhaço gay": conheça o meme de Putin proibido na Rússia
+ Esta "criatura" virou meme na Rússia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.