Ads Top

Sarahah: novo app permite críticas e elogios de forma anônima

Ícone do Sarahah (Foto: Reprodução)

 

Quem lembra do polêmico aplicativo Secret vai ter um déjà-vu com a ferramenta do momento: trata-se do Sarahah, uma rede social que disponibiliza a opção para os usuários realizarem — e receberem — avaliações anônimas. Como o dispositivo também permite comentários negativos, discussões sobre privacidade e cyberbullying foram reacendidas. 

O app já é um dos mais baixados no mundo. No Brasil, ele chegou a ultrapassar o Whatsapp, Instagram e Facebook na categoria de aplicativos gratuitos na Apple Store.

Desenvolvido na Arábia Saudita, o dispositivo está disponível para smartphones com sistemas Android e iOS, além da versão web. Ele foi lançado em fevereiro deste ano, mas virou febre nos Estados Unidos justo no verão norte-americano, época de férias escolares.

No site, o Sarahah é descrito como uma forma de ajudar os usuários a “descobrirem suas forças e características que podem ser melhoradas por meio de feedbacks honestos de seus empregadores e amigos”. No entanto, é possível receber e enviar mensagens também de desconhecidos.

Apesar de parte do nome lembrar uma risada, a palavra ‘sarahah’ é árabe e pode ser traduzida para o português como ‘honestidade’ ou ‘franqueza’. Inclusive, o app só está disponível em inglês e árabe. 

Leia também: 
+ Aplicativo ajuda jovens a se prepararem para o vestibular
+ 3 aplicativos gratuitos que vão ajudar a controlar a sua ansiedade

Como funciona?
Após se registrar, o usuário ganha um perfil semelhante às demais redes sociais. Na página, é possível criar um nome e adicionar uma foto. É lá também que os comentários recebidos serão visualizados e mantidos anônimos e privados (as avaliações só podem ser lidas pelo dono da página).

É possível divulgar o link do seu perfil no Sarahah no Twitter, Facebook e Whatsapp. Para enviar algum recado, basta saber o nome que seu colega — ou desconhecido — usa como usuário.

No momento de enviar alguma avaliação, aparece a seguinte frase: “deixe uma mensagem construtiva”. Mas como é totalmente de forma anônima, o app está recebendo críticas por dar brecha para que os usuários recebam comentários não muito legais.

Além disso, os usuários estão reclamando que o Sarahah não disponibilizou a opção de responder aos recados.

 


Gostou desta matéria? Tem muitas outras de onde ela veio: no aplicativo da GALILEU, você pode conferir os nossos conteúdos mais recentes com apenas alguns toques no seu celular. Ah, e de forma gratuita! :) Baixe agora mesmo aqui (disponível no Google Play e na Apple Store).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.