Ads Top

Sinal de TV analógica será desligado nesta quarta-feira em Recife

O sinal analógico de TV aberta de Recife e mais 14 municípios do entorno será desligado nesta quarta-feira (26). O Gired, grupo responsável pelo processo de digitalização de TV no Brasil, tinha programado o processo para a última semana de julho, de fato, mas só tomou a decisão depois de verificar que a região superou o mínimo de 90% de domicílios com disponibilidade de TV digital.

A constatação foi feita pela Ibope Inteligência que, com base em 1.078 entrevistas realizadas entre os dias 9 e 22 deste mês, concluiu que 92% das residências da capital pernambucana e região estão aptas à TV digital. Havia o temor de que o desligamento do sinal analógico tivesse que ser adiado, pois as pesquisas prévias apontavam que o percentual mínimo não seria atingido dentro do prazo.

TV antiga (Imagem por stevestein1982)

De acordo com a Anatel, os kits de TV digital, com antena e conversor, continuam sendo distribuídos gratuitamente às famílias da região cadastradas nos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. As informações para retirada estão disponíveis no site Seja Digital ou pelo telefone 147.

Como você deve saber, o desligamento da TV analógica está sendo feito para alavancar o uso da TV digital no Brasil, que oferece mais qualidade de som e imagem, e liberar o espectro do sistema antigo de televisão para as operadoras de telefonia móvel ampliarem as redes 4G.

Com a decisão, Recife se juntará às regiões de Brasília, Goiânia e São Paulo (capital). Todas já são 100% digitais. As próximas capitais a terem o sinal analógico desligado são Salvador (BA) e Fortaleza (CE): se os requisitos mínimos forem atingidos, ambas passarão pelo processo no dia 27 de setembro. Está previsto, para a mesma data, o desligamento de sinal nas cidades de Juazeiro do Norte e Sobral, também no Ceará.

O governo espera que, até 2023, não haja mais sinal analógico de TV ativo no território brasileiro.

Sinal de TV analógica será desligado nesta quarta-feira em Recife

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.