Ads Top

Sua esponja de lavar louça é a casa de 680 milhões de fungos e bactérias

Sua esponja pode ser perigosa, descubra como higienizá-la da forma correta (Foto: Reprodução/Bom Dia Brasil)

 

Depois de 15 dias de uso, a esponja de lavar louça acumula cerca de 680 milhões de fungos e bactérias. 

Pesquisadores da Faculdade DeVry MetroCamp, em Campinas, em São Paulo, realizaram vários experimentos com esponjas que não foram higienizadas durante esse período. Segundo eles, os micro-organismos já estão naturalmente presentes no corpo e no ambiente, mas a quantidade excessiva deles pode ser perigosa.

A principal bactéria encontrada foi a Escherichia coli, que pode causar diarreia e febre. De acordo com o estudo, o contato da esponja com pratos e talheres faz com que esses objetos sejam contaminados, o que pode ser repassado para a comida. 

Como evitar que isso aconteça?
Segundo os pesquisadores, usar água e sabão não é a solução. Pelo contrário: quanto mais úmida, mais contaminada a esponja fica. 

A melhor maneira de higienizar a esponja é colocá-la em um copo com água e esquentá-lo no micro-ondas por dois minutos diariamente. Outra opção é mergulhar a esponja em uma solução de duas colheres de água sanitária para cada litro de água e deixá-la imersa por dez minutos. E após 15 dias, a ferramenta precisa ser substituida por uma nova. 

(via G1)

Leia também
+ Após dois anos, um terço do peso do travesseiro é formado por ácaros
+ 9 fatos curiosos sobre o seu corpo

Gostou desta matéria? Tem muitas outras de onde ela veio: no aplicativo da GALILEU, você pode conferir os nossos conteúdos mais recentes com apenas alguns toques no seu celular. Ah, e de forma gratuita! :) Saiba como baixar aqui.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.