Ads Top

Tiranossauros tinham esqueleto fraco demais para correr, diz pesquisa

 (Foto: Reprodução)

 

Pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, realizaram um estudo que pode frustrar os fãs de Jurassic Park. Com um simulador computadorizado, eles chegaram à conclusão de que o tamanho e o peso do Tiranossauro Rex o impediriram de se mover mais rápido do que 20 km/h. 

A análise feita com os músculos do dinossauro registrou que o tiranossauro até poderia atingir uma velocidade máxima de 30 km/h. No entanto, quando a força do esqueleto foi examinada, o número baixou para 20 km/h. 

De acordo com a pesquisa publicada no periódico Peer J, correr seria impossível porque a estrutura óssea dele não era forte o suficiente. Dessa maneira, de uma caminhada mais veloz à uma corrida, as pernas do animal quebrariam por conta do peso do corpo.

Leia também: 
+ Conheça Razana, o crocodilo gigante que enfrentava os dinossauros
+ Asteroide que dizimou dinossauros atingiu o pior lugar possível

"O Tiranossauro Rex é o dinossauro favorito de todo mundo, e paleontólogos estão há anos argumentando sobre o quão rápido ele poderia correr", diz o professor William Sellers em entrevista à BBC. "Isso nos diria algo sobre o estilo de caça e como ele capturava as presas." 

Ficção
Fósseis de pegadas encontradas já haviam demostrado que o tiranossauro não era tão agil quanto os filmes de Hollywood mostram. 

Entretanto, Dr Eric Snively, da Universidade Wisconsin–La Crosse, nos Estados Unidos, que não participou da pesquisa, falou que mesmo assim o tiranossauro era uma criatura temida. "As velocidades máximas calculadas para o animal ainda estão fora do alcance de humanos que praticam corrida e seria assustador observá-lo", comenta. 

Segundo o professor Sellers, é improvável que os grandes predadores corressem, mas que isso não significa que os menores não fossem rápidos. "Em seu crescimento, o Tiranossauro Rex ficava maior e mais devagar." 

Leia também:
+ Perguntamos a um paleontólogo o que ele acha de Jurassic World
+ Asteroide que dizimou dinossauros atingiu o pior lugar possível

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.